Aula sobre Instrumentos De Orquestra Oboe

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, vamos aprender sobre um instrumento musical muito importante na orquestra: o oboé. Vamos entender suas características, como ele é tocado e como ele se encaixa na orquestra. Além disso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que nos permitirá criar um modelo de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Com isso, vamos desenvolver nossa habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar nossa capacidade de apreciação da estética musical.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, vamos aprender sobre um instrumento musical muito importante na orquestra: o oboé. Vamos entender suas características, como ele é tocado e como ele se encaixa na orquestra. Além disso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que nos permitirá criar um modelo de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Com isso, vamos desenvolver nossa habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar nossa capacidade de apreciação da estética musical.

  2. Etapa 2 - Entender

    Apresente o oboé e suas características, como sua origem, como ele é tocado e como ele se encaixa na orquestra. Em seguida, os alunos farão uma pesquisa sobre o instrumento e compartilharão suas descobertas em um mural.

  3. Etapa 3 - Esboça

    Os alunos irão criar um esboço de um oboé, utilizando papel e lápis. Em seguida, eles irão compartilhar seus desenhos com a turma e discutir as semelhanças e diferenças entre eles.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão escolher um estilo musical para contextualizar o oboé, como música clássica, jazz ou música popular brasileira. Em seguida, eles irão pesquisar sobre esse estilo musical e como o oboé é utilizado nele.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um pequeno trecho de música utilizando o oboé e o estilo musical escolhido. Eles podem trabalhar em grupos ou individualmente. Em seguida, eles irão compartilhar suas criações com a turma.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão apresentar suas criações para a turma e discutir como o oboé se encaixa no estilo musical escolhido. Eles também irão avaliar as criações uns dos outros, utilizando critérios pré-definidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais.
  • Contextualizar o oboé na música e na cultura.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das características do oboé na criação musical.
  • Contextualização do oboé no estilo musical escolhido.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Criatividade na criação musical.
  • Respeito às opiniões e ideias dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o oboé e suas características.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre o oboé e o estilo musical escolhido.
  • Auxiliar os alunos na criação musical.
  • Avaliar as criações dos alunos.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o oboé e o estilo musical escolhido.
  • Criar um esboço do oboé.
  • Criar uma pequena composição musical utilizando o oboé e o estilo musical escolhido.
  • Apresentar suas criações para a turma.
  • Avaliar as criações dos colegas.