Aula sobre Instrumentos De Orquestra Oboe

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o oboé, um instrumento de sopro muito utilizado em orquestras. O professor pode contextualizar o tema apresentando exemplos de músicas que contêm oboé, como "Bolero" de Ravel ou "Sinfonia n.º 40" de Mozart. Além disso, pode mostrar imagens e vídeos de orquestras em que o oboé é utilizado. A metodologia ativa Ensino Híbrido será utilizada, em que os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes poderão se envolver mais na atividade e ter um registro de todo o processo de aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o oboé, um instrumento de sopro muito utilizado em orquestras. O professor pode contextualizar o tema apresentando exemplos de músicas que contêm oboé, como "Bolero" de Ravel ou "Sinfonia n.º 40" de Mozart. Além disso, pode mostrar imagens e vídeos de orquestras em que o oboé é utilizado. A metodologia ativa Ensino Híbrido será utilizada, em que os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes poderão se envolver mais na atividade e ter um registro de todo o processo de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Check-in

    Inicie a atividade com um check-in, em que os alunos devem responder a uma pergunta relacionada ao tema, como "Você já ouviu falar do oboé?". Isso ajudará a engajar os estudantes e a avaliar o conhecimento prévio sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Apresentação do oboé

    Apresente o oboé para a turma, mostrando suas características físicas e explicando como ele é tocado. Pode ser interessante também tocar um trecho de uma música que contenha oboé para que os alunos possam ouvir o som do instrumento.

  4. Etapa 4 - História do oboé

    Fale sobre a história do oboé, desde sua origem até os dias atuais. Pode ser interessante mostrar imagens de diferentes modelos de oboé ao longo do tempo e explicar como o instrumento evoluiu.

  5. Etapa 5 - O oboé na orquestra

    Explique como o oboé é utilizado na orquestra, mostrando exemplos de músicas em que o instrumento é destaque. Pode ser interessante também mostrar imagens e vídeos de orquestras em que o oboé é utilizado.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos devem responder a uma pergunta relacionada ao tema como Check-out, como "O que você aprendeu sobre o oboé hoje?". Isso ajudará a avaliar o aprendizado dos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela música clássica e pela orquestra.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em registrar e refletir sobre o próprio processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a atividade.
  • Compreensão do tema por parte dos estudantes.
  • Utilização adequada do modelo de registro de aprendizagem pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Reflexão dos alunos sobre o próprio processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o oboé e explicar como ele é tocado.
  • Mostrar exemplos de músicas em que o oboé é utilizado.
  • Explicar a história do oboé e como ele evoluiu ao longo do tempo.
  • Falar sobre a importância do oboé na orquestra.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Utilizar o modelo de registro de aprendizagem para registrar o próprio processo de aprendizagem.
  • Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Refletir sobre o próprio processo de aprendizagem.
  • Demonstrar compreensão do tema apresentado.