Aula sobre Instrumentos De Orquestra Oboe
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre o instrumento de orquestra oboé, sua história, características e como ele é utilizado em diferentes estilos musicais. O oboé é um instrumento de sopro de palheta dupla, que produz um som único e marcante. Ele é frequentemente utilizado em orquestras e bandas, e pode ser encontrado em diversos gêneros musicais, desde a música clássica até o jazz e o rock. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre o instrumento de orquestra oboé, sua história, características e como ele é utilizado em diferentes estilos musicais. O oboé é um instrumento de sopro de palheta dupla, que produz um som único e marcante. Ele é frequentemente utilizado em orquestras e bandas, e pode ser encontrado em diversos gêneros musicais, desde a música clássica até o jazz e o rock. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Introdução
Inicie a atividade com uma breve apresentação sobre o oboé, suas características e sua importância na música. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão um texto sobre o instrumento para leitura e discussão.Etapa 3 - Debate crítico
Os grupos irão discutir sobre o texto e criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os critérios podem incluir história do instrumento, características físicas, técnicas de execução, estilos musicais em que é utilizado, entre outros.Etapa 4 - Apresentação dos modelos
Cada grupo irá apresentar seu modelo para a turma, explicando os critérios escolhidos e como eles foram desenvolvidos.Etapa 5 - Exemplo prático
Apresente um vídeo de uma orquestra tocando uma peça que inclui o oboé. Os alunos deverão identificar o instrumento e sua sonoridade na música.Etapa 6 - Discussão final
Os alunos irão discutir sobre a importância do oboé na música e como ele pode ser utilizado em diferentes estilos musicais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a capacidade de avaliação dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Criação de um modelo de avaliação por rubrica com critérios claros e bem desenvolvidos.
- Identificação correta do oboé na música apresentada.
- Contribuição para a discussão final.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão.
- Selecionar um exemplo prático adequado para a atividade.
- Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por rubrica.
- Conduzir a discussão final de forma produtiva.
Ações do aluno
- Ler e discutir o texto sobre o oboé em grupo.
- Criar um modelo de avaliação por rubrica com critérios claros e bem desenvolvidos.
- Identificar corretamente o oboé na música apresentada.
- Contribuir para a discussão final.
- Interagir e colaborar com os colegas de grupo.