Aula sobre Instrumentos De Orquestra Oboe

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre o instrumento de orquestra oboé, sua história, características e como ele é utilizado em diferentes estilos musicais. O oboé é um instrumento de sopro de palheta dupla, que produz um som único e marcante. Ele é frequentemente utilizado em orquestras e bandas, e pode ser encontrado em diversos gêneros musicais, desde a música clássica até o jazz e o rock. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre o instrumento de orquestra oboé, sua história, características e como ele é utilizado em diferentes estilos musicais. O oboé é um instrumento de sopro de palheta dupla, que produz um som único e marcante. Ele é frequentemente utilizado em orquestras e bandas, e pode ser encontrado em diversos gêneros musicais, desde a música clássica até o jazz e o rock. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a atividade com uma breve apresentação sobre o oboé, suas características e sua importância na música. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão um texto sobre o instrumento para leitura e discussão.

  3. Etapa 3 - Debate crítico

    Os grupos irão discutir sobre o texto e criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os critérios podem incluir história do instrumento, características físicas, técnicas de execução, estilos musicais em que é utilizado, entre outros.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo irá apresentar seu modelo para a turma, explicando os critérios escolhidos e como eles foram desenvolvidos.

  5. Etapa 5 - Exemplo prático

    Apresente um vídeo de uma orquestra tocando uma peça que inclui o oboé. Os alunos deverão identificar o instrumento e sua sonoridade na música.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Os alunos irão discutir sobre a importância do oboé na música e como ele pode ser utilizado em diferentes estilos musicais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de avaliação dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criação de um modelo de avaliação por rubrica com critérios claros e bem desenvolvidos.
  • Identificação correta do oboé na música apresentada.
  • Contribuição para a discussão final.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão.
  • Selecionar um exemplo prático adequado para a atividade.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Conduzir a discussão final de forma produtiva.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto sobre o oboé em grupo.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica com critérios claros e bem desenvolvidos.
  • Identificar corretamente o oboé na música apresentada.
  • Contribuir para a discussão final.
  • Interagir e colaborar com os colegas de grupo.