Aula sobre Instrumentos De Orquestra Oboe

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O oboé é um instrumento musical de sopro que faz parte da família das madeiras. Ele é utilizado em diversos gêneros musicais, como na música clássica, jazz, música folclórica e até mesmo em trilhas sonoras de filmes e jogos. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre o oboé, suas características, história e como ele é utilizado na música. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão passar por diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O oboé é um instrumento musical de sopro que faz parte da família das madeiras. Ele é utilizado em diversos gêneros musicais, como na música clássica, jazz, música folclórica e até mesmo em trilhas sonoras de filmes e jogos. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre o oboé, suas características, história e como ele é utilizado na música. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão passar por diferentes atividades relacionadas ao tema.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o oboé na música. Será exibido um vídeo sobre a história do instrumento e sua utilização em diferentes gêneros musicais. Apresente como acontecerá a dinâmica de rotação por estações.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Características do oboé

    Os alunos irão conhecer as características físicas do oboé e como ele é tocado. Será disponibilizado um modelo do instrumento para que os alunos possam observar e manusear. Também serão apresentados trechos musicais que destacam a sonoridade do oboé.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - História do oboé

    Os alunos irão aprender sobre a história do oboé, desde sua origem até os dias atuais. Serão apresentados trechos de músicas antigas que utilizavam o oboé e como ele foi evoluindo ao longo do tempo.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - O oboé na música

    Os alunos irão conhecer como o oboé é utilizado em diferentes gêneros musicais. Serão apresentados trechos de músicas clássicas, jazz e trilhas sonoras de filmes e jogos que destacam a presença do oboé.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam nas diferentes estações. Será destacada a importância do oboé na música e como ele pode ser utilizado para expressar diferentes emoções.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela música e pelos instrumentos musicais.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos, por meio da metodologia Rotação por estações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas diferentes estações.
  • Identificação correta das características do oboé e sua utilização na música.
  • Compreensão da história do oboé e sua evolução ao longo do tempo.
  • Identificação dos diferentes gêneros musicais em que o oboé é utilizado.
  • Expressão clara e objetiva das ideias durante a roda de conversa.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante as diferentes estações.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Fazer perguntas que estimulem a reflexão e o pensamento crítico.
  • Conduzir a roda de conversa para destacar os principais pontos abordados nas diferentes estações.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das diferentes estações.
  • Observar e manusear o modelo do oboé.
  • Identificar as características do oboé e sua utilização na música.
  • Compreender a história do oboé e sua evolução ao longo do tempo.
  • Identificar os diferentes gêneros musicais em que o oboé é utilizado.