Aula sobre Instrumentos De Orquestra Oboe

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o instrumento de orquestra chamado oboé. O oboé é um instrumento de sopro, muito utilizado em orquestras e bandas. Ele é feito de madeira, com um som muito característico. Durante a atividade, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o oboé, identificando sua história, partes, como é tocado e exemplos de músicas que utilizam o instrumento. Essa atividade irá ajudar os alunos a desenvolverem a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o instrumento de orquestra chamado oboé. O oboé é um instrumento de sopro, muito utilizado em orquestras e bandas. Ele é feito de madeira, com um som muito característico. Durante a atividade, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o oboé, identificando sua história, partes, como é tocado e exemplos de músicas que utilizam o instrumento. Essa atividade irá ajudar os alunos a desenvolverem a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema, o oboé, e explique brevemente sobre o instrumento e sua importância na música. Em seguida, os alunos irão assistir a um vídeo curto sobre o oboé.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Com base em aulas anteriores, os alunos irão criar um mapa conceitual, em casa, sobre o oboé, utilizando uma folha de papel e canetas coloridas. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Explique como criar um mapa conceitual e dê exemplos de como organizar as informações, antes dessa aula.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos de 4 ou 5 pessoas e discutir sobre as informações que colocaram em seus mapas conceituais. Circule pela sala e ajude os alunos a esclarecer dúvidas e aprofundar o conhecimento sobre o oboé.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente alguns exemplos de músicas que utilizam o oboé, como "Bolero" de Ravel e "Sinfonia n.º 40" de Mozart. Os alunos irão ouvir as músicas e identificar o som do oboé.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as informações que colocaram e respondendo a possíveis perguntas dos colegas.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a importância do oboé na música e como a atividade ajudou os alunos a desenvolverem a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais.

  8. Etapa 8 - Tarefa de casa (opcional)

    Os alunos irão pesquisar sobre outros instrumentos de orquestra e escolher um para apresentar na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a interação entre os alunos e a troca de conhecimentos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade da apresentação do mapa conceitual.
  • Identificação correta do som do oboé nas músicas apresentadas.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Pesquisa sobre outros instrumentos de orquestra.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o oboé.
  • Conduzir a reflexão sobre a importância do oboé na música.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o oboé.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Identificar corretamente o som do oboé nas músicas apresentadas.
  • Pesquisar sobre outros instrumentos de orquestra.
  • Apresentar seu mapa conceitual para a turma.