Aula sobre Instrumentos Musicais

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A música é uma arte presente em diversas culturas e períodos históricos. Ela é capaz de transmitir emoções, contar histórias e até mesmo influenciar comportamentos. Nesta aula, vamos explorar os diferentes instrumentos musicais e como eles são utilizados em diferentes estilos musicais. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um template de avaliação por pares, avaliando uns aos outros em critérios como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula, contextualizando-o e mostrando exemplos de diferentes estilos musicais e instrumentos musicais. Os alunos serão incentivados a participar da discussão, compartilhando suas experiências e conhecimentos prévios.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos (5 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Oriente-os a escolher um estilo musical para trabalhar em grupo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo (30 minutos)

    Os grupos terão 30 minutos para pesquisar sobre o estilo musical escolhido e os instrumentos musicais utilizados. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, revistas e sites confiáveis.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação (20 minutos)

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. Os alunos devem preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos (30 minutos)

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar seu estilo musical e os instrumentos musicais utilizados. Os outros grupos irão avaliar a apresentação utilizando o template criado anteriormente.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo (15 minutos)

    Os grupos irão discutir as avaliações recebidas e identificar pontos positivos e negativos em sua apresentação e na apresentação dos outros grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Conclua a aula, reforçando os aprendizados e incentivando os alunos a continuarem explorando a música e seus diferentes estilos e instrumentos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica e construtiva.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo.
  • Orientar a formação dos grupos.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa.
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo.
  • Concluir a aula, reforçando os aprendizados.

Ações do aluno

  • Participar da discussão inicial.
  • Pesquisar em grupo sobre o estilo musical escolhido e os instrumentos musicais utilizados.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Apresentar o estilo musical e os instrumentos musicais utilizados.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos e discutir as avaliações recebidas.