Aula sobre Instrumentos Musicais
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A música é uma arte presente em diversas culturas e períodos históricos. Ela é capaz de transmitir emoções, contar histórias e até mesmo influenciar comportamentos. Nesta aula, vamos explorar os diferentes instrumentos musicais e como eles são utilizados em diferentes estilos musicais. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um template de avaliação por pares, avaliando uns aos outros em critérios como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)
Professor, apresente o tema da aula, contextualizando-o e mostrando exemplos de diferentes estilos musicais e instrumentos musicais. Os alunos serão incentivados a participar da discussão, compartilhando suas experiências e conhecimentos prévios.Etapa 2 - Formação dos grupos (5 minutos)
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Oriente-os a escolher um estilo musical para trabalhar em grupo.Etapa 3 - Pesquisa em grupo (30 minutos)
Os grupos terão 30 minutos para pesquisar sobre o estilo musical escolhido e os instrumentos musicais utilizados. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, revistas e sites confiáveis.Etapa 4 - Criação do template de avaliação (20 minutos)
Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. Os alunos devem preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 5 - Apresentação dos grupos (30 minutos)
Cada grupo terá 5 minutos para apresentar seu estilo musical e os instrumentos musicais utilizados. Os outros grupos irão avaliar a apresentação utilizando o template criado anteriormente.Etapa 6 - Discussão em grupo (15 minutos)
Os grupos irão discutir as avaliações recebidas e identificar pontos positivos e negativos em sua apresentação e na apresentação dos outros grupos.Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)
Conclua a aula, reforçando os aprendizados e incentivando os alunos a continuarem explorando a música e seus diferentes estilos e instrumentos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
- Desenvolver a capacidade de avaliação crítica e construtiva.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo.
- Orientar a formação dos grupos.
- Disponibilizar materiais de pesquisa.
- Estimular a participação e a colaboração em grupo.
- Concluir a aula, reforçando os aprendizados.
Ações do aluno
- Participar da discussão inicial.
- Pesquisar em grupo sobre o estilo musical escolhido e os instrumentos musicais utilizados.
- Criar o template de avaliação por pares.
- Apresentar o estilo musical e os instrumentos musicais utilizados.
- Avaliar as apresentações dos outros grupos e discutir as avaliações recebidas.