Aula sobre Instrumentos Musicais

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural. Ela está presente em nossas vidas em diversos momentos, seja em uma festa, em um filme, em um jogo ou até mesmo em um momento de reflexão. Nesta aula, vamos aprender sobre os diferentes tipos de instrumentos musicais e como eles são utilizados na criação de diferentes estilos musicais. Utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e explique a metodologia Cultura Maker. Os alunos serão divididos em grupos e receberão um papel com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  2. Etapa 2 - Identificação dos instrumentos musicais (20 minutos)

    Os grupos irão pesquisar e identificar diferentes tipos de instrumentos musicais, como cordas, percussão, sopro e teclado. Eles deverão anotar as características de cada tipo de instrumento e exemplos de músicas que utilizam esses instrumentos.

  3. Etapa 3 - Criação de um problema (20 minutos)

    Cada grupo deverá criar um problema relacionado ao uso dos instrumentos musicais na criação de um estilo musical. Por exemplo, como utilizar instrumentos de corda em uma música eletrônica?

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas (30 minutos)

    Os grupos deverão pensar em alternativas para solucionar o problema criado na etapa anterior. Eles podem pesquisar músicas que utilizam esses instrumentos de forma inovadora ou criar novas formas de utilização dos instrumentos.

  5. Etapa 5 - Solução (30 minutos)

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa para solucionar o problema criado na etapa 3 e apresentar para a turma. Eles podem criar uma música utilizando os instrumentos escolhidos ou apresentar um projeto de utilização dos instrumentos de forma inovadora.

  6. Etapa 6 - Apresentação (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar sua solução para a turma. Os alunos poderão tocar a música criada ou apresentar o projeto de utilização dos instrumentos.

  7. Etapa 7 - Reflexão (10 minutos)

    Conduza uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada. Os alunos deverão responder a algumas perguntas sobre o que aprenderam e como foi a experiência de trabalhar em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na utilização dos instrumentos musicais.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e criação do diário de bordo.
  • Qualidade da solução apresentada pelo grupo para o problema criado.
  • Criatividade e inovação na utilização dos instrumentos musicais.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia Cultura Maker.
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do diário de bordo.
  • Conduzir a reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Pesquisar e identificar diferentes tipos de instrumentos musicais.
  • Criar um problema relacionado ao uso dos instrumentos musicais na criação de um estilo musical.
  • Pensar em alternativas para solucionar o problema criado e escolher a melhor solução para apresentar à turma.