Aula sobre Instrumentos Musicais

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A música é uma forma de arte presente em diversas culturas e épocas. Ela pode ser utilizada como forma de expressão, comunicação e entretenimento. Nesta aula, vamos explorar o tema "Instrumentos Musicais", entendendo sua importância na música e na cultura. A metodologia utilizada será Design Sprint, que é uma forma de planejamento e resolução de problemas em equipe, com foco na criatividade e inovação. Os alunos serão desafiados a criar um template de design sprint, com 5 etapas, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Professor, apresente aos alunos a importância dos instrumentos musicais na música e na cultura. Serão mostrados exemplos de diferentes tipos de instrumentos, suas características e como são utilizados. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas experiências com instrumentos musicais.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que escolher um tipo de instrumento musical para pesquisar e desenvolver um projeto. Eles deverão fazer um esboço do projeto, descrevendo como será o instrumento, suas características e como será utilizado.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar seu esboço para a turma e os alunos deverão decidir qual projeto será escolhido para ser desenvolvido. Serão levados em consideração a originalidade, criatividade e viabilidade do projeto.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    O grupo escolhido irá desenvolver um protótipo do instrumento musical escolhido. Eles deverão utilizar materiais disponíveis em sala de aula ou em casa para construir o instrumento. Auxilie-os na construção e na utilização de ferramentas e materiais.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo irá apresentar seu instrumento musical para a turma e os alunos deverão testá-lo. Serão avaliados a sonoridade, a originalidade e a criatividade do instrumento. Os alunos também poderão compartilhar suas opiniões e sugestões para melhorar o instrumento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes tipos de instrumentos musicais.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na construção de um instrumento musical.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em equipe e resolver problemas em conjunto.

Critérios de avaliação

  • Originalidade e criatividade do projeto.
  • Viabilidade e funcionalidade do instrumento musical.
  • Sonoridade e qualidade do som produzido pelo instrumento.
  • Participação e colaboração dos alunos em todas as etapas do projeto.
  • Apresentação clara e objetiva do projeto e do instrumento musical.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de diferentes tipos de instrumentos musicais.
  • Auxiliar os alunos na construção do instrumento musical.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos.
  • Avaliar e dar feedback sobre o projeto e o instrumento musical.
  • Incentivar a participação e colaboração dos alunos em todas as etapas do projeto.

Ações do aluno

  • Escolher um tipo de instrumento musical para pesquisar e desenvolver um projeto.
  • Fazer um esboço do projeto, descrevendo como será o instrumento, suas características e como será utilizado.
  • Construir um protótipo do instrumento musical escolhido.
  • Apresentar o projeto e o instrumento musical para a turma.
  • Participar ativamente e colaborar em todas as etapas do projeto.