Aula sobre Instrumentos Musicais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural da humanidade. Desde os tempos mais remotos, os seres humanos utilizam a música para se comunicar, celebrar, expressar emoções e sentimentos, contar histórias e transmitir conhecimentos. Os instrumentos musicais são uma parte fundamental dessa história, pois são eles que permitem a criação dos sons e das melodias que compõem as músicas. Nesta aula, os alunos irão explorar os diferentes tipos de instrumentos musicais, suas características e suas aplicações em diferentes estilos musicais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, que irá estimular a criatividade, a empatia e a colaboração dos alunos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, introduza o tema "Instrumentos Musicais" e explique a importância dos instrumentos na música. Em seguida, apresente a metodologia Design Thinking e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Classificação dos instrumentos (20 minutos)

    Os alunos irão classificar os instrumentos musicais em categorias, como cordas, percussão, sopro, teclado, entre outras. O objetivo é que os alunos identifiquem as características de cada tipo de instrumento e compreendam suas diferenças e semelhanças.

  3. Etapa 3 - Estilos musicais (30 minutos)

    Os alunos irão pesquisar e apresentar diferentes estilos musicais, como rock, samba, jazz, música clássica, entre outros. Cada grupo irá escolher um estilo musical e apresentar suas características, principais instrumentos utilizados e exemplos de músicas.

  4. Etapa 4 - Criação de instrumentos (40 minutos)

    Os alunos irão criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais disponíveis na sala de aula, como papelão, garrafas, elásticos, entre outros. O objetivo é que os alunos apliquem sua criatividade e conhecimentos sobre os instrumentos musicais para criar novos sons e melodias.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos instrumentos (30 minutos)

    Os alunos irão apresentar seus instrumentos musicais para a turma e tocar uma música utilizando-os. O objetivo é que os alunos compartilhem suas criações e apliquem seus conhecimentos sobre os instrumentos musicais e seus diferentes sons.

  6. Etapa 6 - Reflexão final (10 minutos)

    Conduza uma reflexão final sobre a aula, perguntando aos alunos o que aprenderam, o que foi mais desafiador e o que mais gostaram. O objetivo é que os alunos reflitam sobre o processo de aprendizagem e sobre como a metodologia Design Thinking pode ser aplicada em outras áreas do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de novos instrumentos musicais.
  • Desenvolver a empatia dos alunos ao colocá-los no lugar de um músico e compreender suas motivações, desafios e inspirações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos diferentes tipos de instrumentos musicais e suas características.
  • Identificação e análise dos diferentes estilos musicais apresentados pelos alunos.
  • Criatividade e originalidade na criação dos instrumentos musicais.
  • Apresentação clara e objetiva dos instrumentos musicais criados pelos alunos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia Design Thinking.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Auxiliar os alunos na classificação dos instrumentos musicais.
  • Estimular a pesquisa e apresentação dos diferentes estilos musicais pelos alunos.
  • Acompanhar e orientar os alunos na criação dos instrumentos musicais.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre um músico de sua escolha.
  • Classificar os instrumentos musicais em categorias.
  • Pesquisar e apresentar diferentes estilos musicais.
  • Criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais disponíveis na sala de aula.
  • Apresentar seus instrumentos musicais para a turma e tocar uma música utilizando-os.