Aula sobre Instrumentos Musicais

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A música é uma forma de arte presente em diversas culturas e períodos históricos, sendo capaz de transmitir emoções e sentimentos. Nesta aula, os alunos irão explorar diferentes instrumentos musicais e suas características, identificando como eles são utilizados em diferentes estilos musicais. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, que combina atividades presenciais e online, permitindo que os alunos tenham mais autonomia na construção do conhecimento. Para isso, os estudantes irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para registrar suas reflexões e aprendizados ao longo da aula.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, no Ensino Híbrido, é necessário que uma etapa seja feita fora do ambiente de sala de aula e de forma autônoma pelos estudantes, portanto apresente o tema "Instrumentos Musicais" e oriente que os estudantes realizem uma pesquisa a respeito e levem seus conhecimentos na próxima aula. Aproveite para incentivá-los a compartilhar suas experiências com música e instrumentos musicais.

  2. Etapa 2 - Exploração dos instrumentos musicais (20 minutos)

    Os alunos irão explorar diferentes instrumentos musicais, utilizando recursos online como vídeos e imagens. Eles deverão identificar as características de cada instrumento e como eles são utilizados em diferentes estilos musicais.

  3. Etapa 3 - Criação do template de registro de aprendizagem (10 minutos)

    Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para registrar suas reflexões e aprendizados ao longo da aula. Disponibilize um modelo para que os alunos possam se inspirar.

  4. Etapa 4 - Identificação dos estilos musicais (20 minutos)

    Os alunos irão identificar diferentes estilos musicais e como os instrumentos musicais são utilizados em cada um deles. Eles deverão registrar suas reflexões no template de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento das reflexões (20 minutos)

    Os alunos irão compartilhar suas reflexões e aprendizados com a turma, utilizando o template de registro de aprendizagem como base. Medie a discussão e incentive a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Atividade prática (20 minutos)

    Os alunos irão escolher um estilo musical e um instrumento musical para criar uma pequena apresentação em grupo. Eles deverão utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo da aula para criar uma apresentação criativa e original.

  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    Encerre a aula, incentivando os alunos a continuarem explorando o mundo da música e dos instrumentos musicais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Utilização adequada do template de registro de aprendizagem.
  • Criatividade e originalidade na apresentação em grupo.

Ações do professor

  • Mediar a discussão e incentivar a participação de todos os alunos.
  • Fornecer recursos online para a exploração dos instrumentos musicais.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.

Ações do aluno

  • Explorar diferentes instrumentos musicais e identificar suas características.
  • Registrar suas reflexões e aprendizados no template de registro de aprendizagem.
  • Criar uma apresentação em grupo utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo da aula.