Aula sobre Instrumentos Musicais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A música é uma forma de arte que está presente em diversas culturas e momentos históricos. Os instrumentos musicais são ferramentas utilizadas para produzir sons e ritmos que compõem as músicas. Nesta aula, os alunos irão explorar diferentes tipos de instrumentos musicais e suas características, além de identificar e analisar diferentes estilos musicais. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá trabalhar em uma estação com atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia utilizada. Em seguida, faça uma breve introdução sobre a história dos instrumentos musicais e sua importância na música.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)

    Organize a turma em três grupos e a sala de aula em três estações, de forma que cada grupo ocupe uma. Oriente que eles deverão ficar 30 minutos na estação, realizando a atividade proposta e que, quando o tempo finalizar, deverão seguir para a estação seguinte.

    Estação 1 - Instrumentos musicais de corda (30 minutos)

    Os alunos irão trabalhar em um grupo e terão acesso a diferentes instrumentos musicais de corda, como violão, violino, viola e cello. Eles irão explorar as características de cada instrumento, como são tocados e quais os estilos musicais em que são utilizados. Oriente-os e apoie-os em casos de dúvidas.

    Estação 2 - Instrumentos musicais de sopro (30 minutos)

    Os alunos irão trabalhar em um grupo e terão acesso a diferentes instrumentos musicais de sopro, como flauta, saxofone, clarinete e trompete. Eles irão explorar as características de cada instrumento, como são tocados e quais os estilos musicais em que são utilizados.

    Estação 3 - Instrumentos musicais de percussão (30 minutos)

    Os alunos irão trabalhar em um grupo e terão acesso a diferentes instrumentos musicais de percussão, como bateria, pandeiro, tamborim e chocalho. Eles irão explorar as características de cada instrumento, como são tocados e quais os estilos musicais em que são utilizados.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos irão se reunir em um grupo e discutir sobre os instrumentos musicais que conheceram nas estações. Eles irão compartilhar suas descobertas e trocar informações sobre os diferentes estilos musicais em que os instrumentos são utilizados.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos trabalhos (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar um pequeno trabalho sobre os instrumentos musicais que exploraram na estação. Eles poderão utilizar imagens, vídeos ou até mesmo tocar um trecho de música com o instrumento. Avalie a apresentação e tire dúvidas.

  5. Etapa 5 - Encerramento (10 minutos)

    Faça um breve resumo da aula e reforce a importância dos instrumentos musicais na música. Pode também sugerir atividades para os alunos continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
  • Estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos em relação aos instrumentos musicais.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos por meio da metodologia de Rotação por estações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos alunos sobre as características dos diferentes instrumentos musicais.
  • Capacidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais.

Ações do professor

  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Tirar dúvidas e estimular a curiosidade dos alunos.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Explorar as características dos diferentes instrumentos musicais.
  • Identificar e analisar diferentes estilos musicais.