Aula sobre Intencionalidades Discursivas Adicao Condicao E Oposicao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta atividade, vamos trabalhar o tema "Intencionalidades discursivas: adição, condição e oposição".

Esse tema é importante para que os alunos possam entender como utilizar conectores indicadores de adição, condição e oposição para construir uma argumentação coerente e clara.

A metodologia utilizada será o Design Thinking, que é uma abordagem criativa e colaborativa que incentiva os alunos a pensarem fora da caixa e a desenvolverem soluções inovadoras. Para começar, vamos apresentar alguns exemplos de como esses conectores são usados no cotidiano, como em notícias, artigos de opinião, debates e conversas informais.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Professor, forneça exemplos práticos e didáticos para ajudar os alunos a entender melhor o tema e explique a importância dos conectores indicadores de adição, condição e oposição na construção de uma argumentação clara e coerente

    Então, os alunos devem identificar os conectores indicadores de adição, condição e oposição em textos e discursos, e discutir como eles são usados para criar uma argumentação clara e coerente.


  2. Etapa 2 - Uso dos conectores

    Em seguida, os alunos devem pensar em um personagem fictício e criar para ele um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" para entender melhor o tema.

  3. Etapa 3 - Criação de frases com conectores

    Pensando no personagem fictício criado, os alunos irão criar frases utilizando os conectores indicadores de adição, condição e oposição, e discutir como eles podem ser usados para construir uma argumentação coerente e clara.

    Professor, forneça feedbacks e sugestões para ajudar os alunos a melhorar suas frases.


  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos e construir uma argumentação coerente e clara, usando as frases da etapa anterior e os conectores indicadores de adição, condição.

    Professor, forneça feedbacks e sugestões para ajudar os alunos a melhorar suas argumentações.


  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Os grupos irão apresentar suas argumentações para a turma.

    Forneça feedbacks e sugestões para ajudar os alunos a melhorar suas apresentações.


  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na atividade e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos, levando em consideração a participação nas atividades, a qualidade das frases e argumentações criadas, e a qualidade das apresentações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades propostas.
  • Qualidade das frases e argumentações criadas.
  • Qualidade das apresentações.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância dos conectores indicadores de adição, condição e oposição na construção de uma argumentação clara e coerente.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para ajudar os alunos a entender melhor o tema.
  • Fornecer feedbacks e sugestões para ajudar os alunos a melhorar suas frases e argumentações.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor o tema.
  • Identificar os conectores indicadores de adição, condição e oposição em textos e discursos.
  • Criar frases utilizando os conectores indicadores de adição, condição e oposição.
  • Debater um tema específico, utilizando os conectores indicadores de adição, condição e oposição para construir uma argumentação coerente e clara.
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.