Aula sobre Intencionalidades Discursivas Adicao Condicao E Oposicao

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O tema "Intencionalidades discursivas: adição, condição e oposição" é essencial no aprendizado da língua inglesa, pois a utilização de conectores é fundamental para construir uma argumentação coesa e clara.

Esses conectores indicam a relação entre as ideias e facilitam a compreensão do texto.

No cotidiano dos estudantes, é possível encontrar esses conectores em notícias, artigos, textos acadêmicos, entre outros.

Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso para desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de adição, condição e oposição.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da atividade.

    Explique o que são conectores indicadores de adição, condição e oposição e qual a importância de utilizá-los na construção da argumentação.

    Em seguida, apresente os objetivos a serem alcançados com a atividade.


  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema.

    Separe os alunos em grupos e escolha um tema para cada grupo apresentar.

    Os temas devem ser relacionados a algum problema ou questão social relevante.


  3. Etapa 3 - Identificação do problema.

    Cada grupo deve definir a temática da pesquisa e identificar o problema ou questão social relacionada ao tema escolhido.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados.

    Os alunos devem realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outras fontes para coletar dados sobre o problema identificado.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto.

    Os alunos devem analisar os dados coletados e identificar as causas do problema selecionado e possíveis soluções para enfrentá\-lo.

  6. Etapa 6 - Comparação.

    Os alunos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e outras fontes confiáveis.

  7. Etapa 7 - Soluções.

    Cada grupo deve propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico com as informações coletadas.

    Oriente os alunos na criação do infográfico e na utilização dos conectores indicadores de adição, condição e oposição para construir a argumentação.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de adição, condição e oposição na construção da argumentação.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica dos alunos sobre questões sociais relevantes.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar infográficos para disseminar informações relevantes.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos conectores indicadores de adição, condição e oposição.
  • Coleta e análise de dados relevantes sobre o problema identificado.
  • Proposição de soluções viáveis para o problema identificado.
  • Criatividade e clareza na criação do infográfico.
  • Participação e colaboração do grupo.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema e os objetivos da atividade.
  • Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema.
  • Auxiliar os alunos na coleta e análise de dados.
  • Orientar os alunos na criação do infográfico e na utilização dos conectores indicadores de adição, condição e oposição.
  • Avaliar e dar feedback aos alunos sobre o trabalho realizado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade e das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa e coleta de dados de forma responsável e ética.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.
  • Utilizar os conectores indicadores de adição, condição e oposição de forma correta e adequada.
  • Criar um infográfico claro, criativo e informativo.