Aula sobre Intencionalidades Discursivas Adicao Condicao E Oposicao
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Esses conectores indicam a relação entre as ideias e facilitam a compreensão do texto.
No cotidiano dos estudantes, é possível encontrar esses conectores em notícias, artigos, textos acadêmicos, entre outros.
Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso para desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de adição, condição e oposição.
Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da atividade.
Explique o que são conectores indicadores de adição, condição e oposição e qual a importância de utilizá-los na construção da argumentação.Em seguida, apresente os objetivos a serem alcançados com a atividade.
Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema.
Separe os alunos em grupos e escolha um tema para cada grupo apresentar.Os temas devem ser relacionados a algum problema ou questão social relevante.
Etapa 3 - Identificação do problema.
Cada grupo deve definir a temática da pesquisa e identificar o problema ou questão social relacionada ao tema escolhido.Etapa 4 - Levantamento de dados.
Os alunos devem realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outras fontes para coletar dados sobre o problema identificado.Etapa 5 - Análise do contexto.
Os alunos devem analisar os dados coletados e identificar as causas do problema selecionado e possíveis soluções para enfrentá\-lo.Etapa 6 - Comparação.
Os alunos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e outras fontes confiáveis.Etapa 7 - Soluções.
Cada grupo deve propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico com as informações coletadas.Oriente os alunos na criação do infográfico e na utilização dos conectores indicadores de adição, condição e oposição para construir a argumentação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de adição, condição e oposição na construção da argumentação.
- Estimular a pesquisa e a análise crítica dos alunos sobre questões sociais relevantes.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar infográficos para disseminar informações relevantes.
Critérios de avaliação
- Utilização correta dos conectores indicadores de adição, condição e oposição.
- Coleta e análise de dados relevantes sobre o problema identificado.
- Proposição de soluções viáveis para o problema identificado.
- Criatividade e clareza na criação do infográfico.
- Participação e colaboração do grupo.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva o tema e os objetivos da atividade.
- Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema.
- Auxiliar os alunos na coleta e análise de dados.
- Orientar os alunos na criação do infográfico e na utilização dos conectores indicadores de adição, condição e oposição.
- Avaliar e dar feedback aos alunos sobre o trabalho realizado.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade e das atividades propostas.
- Realizar a pesquisa e coleta de dados de forma responsável e ética.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.
- Utilizar os conectores indicadores de adição, condição e oposição de forma correta e adequada.
- Criar um infográfico claro, criativo e informativo.