Aula sobre Intencionalidades Discursivas Adicao Condicao E Oposicao
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A intencionalidade discursiva é a maneira como expressamos nossos pensamentos através da escrita ou da fala. Nesta aula, iremos explorar os conectores indicadores de adição, condição e oposição como ferramentas para a construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
Exemplos práticos:
- Adição: O curso de inglês é muito importante e pode abrir muitas portas para o futuro.
- Condição: Se você se dedicar aos estudos, poderá alcançar bons resultados na escola.
- Oposição: Embora o inglês seja um idioma importante, não é a única língua a ser estudada.
Etapa 1 - Tarefa prévia
Disponibilize um material contendo uma breve explicação sobre os conectores indicadores de adição, condição e oposição. Os alunos deverão ler e anotar as informações importantes.Etapa 2 - Aula invertida
Na sala de aula, os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal” que representam suas avaliações sobre a atividade proposta. Dê instruções claras para que os alunos saibam como proceder.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos deverão discutir em grupo as informações que anotaram durante a tarefa prévia e compartilhar suas avaliações preenchidas no template de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 4 - Produção de texto
Os alunos irão produzir um texto sobre um tema dado pelo professor, utilizando os conectores indicadores de adição, condição e oposição como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.Etapa 5 - Revisão
Crie e distribua uma lista de verificação de revisão, pela qual os alunos deverão revisar seus textos em duplas. Auxilie os estudantes durante a revisão de seus textos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar os conectores indicadores de adição, condição e oposição na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
- Estimular a colaboração e a comunicação em grupo.
- Incentivar a revisão e aperfeiçoamento do texto produzido.
Critérios de avaliação
- Uso correto dos conectores indicadores de adição, condição e oposição na construção do texto.
- Coerência e coesão do texto produzido.
- Participação e colaboração nos trabalhos em grupo.
Ações do professor
- Disponibilizar materiais didáticos que auxiliem na compreensão do tema.
- Orientar os alunos durante as atividades.
- Fornecer feedbacks individuais e coletivos.
Ações do aluno
- Evidenciar interesse no tema e nas atividades propostas.
- Trabalhar em grupo de maneira colaborativa.
- Revisar e aperfeiçoar o texto produzido.