Interações e diversidade na formação da sociedade medieval

Imagine que uma pessoa, que mora lá no Japão, vem passar uns meses na sua casa. Com certeza você vai ensinar sua cultura para ela e, o contrário também irá acontecer. Agora vamos entender como os povos germânicos contribuíram com a cultura medieval! Vem ver essa aula de História!👨‍🏫📚


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Analise as alternativas sobre o encontro dos povos germânicos e selecione a certa:

    A) Os germânicos possuíam a mesma cultura e costumes.

    B) A sociedade medieval moldou os costumes dos povos germânicos.

    C) A sociedade medieval foi formada a partir do encontro dos povos germânicos e suas diversas culturas.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    A sociedade medieval foi marcada por diversas interações e diversidades, tanto entre as populações que habitavam a Europa quanto entre essas populações e outras que entravam em contato com elas. Essas interações e diversidades foram fundamentais para a formação da sociedade medieval e influenciaram diversos aspectos da vida na época, como a economia, a política, a cultura e a religião. Para entender melhor essas interações e diversidades, nesta aula utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, apresentamos exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os alunos apliquem o conhecimento adquirido no cotidiano.
    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A sociedade medieval foi marcada por diversas interações e diversidades, desde as relações entre senhores feudais e camponeses até as relações entre diferentes culturas e religiões. Essas interações e diversidades moldaram a sociedade medieval e influenciaram a formação da sociedade atual. Nesta aula, os alunos irão criar um diário de bordo, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, para analisar e compreender as diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações na sociedade medieval.
    Atividade completa
  5. 5. Ensino Híbrido:

    A sociedade medieval foi marcada por diversas interações e diversidades, que influenciaram na formação da sociedade da época. Essas interações e diversidades podem ser encontradas em diversos aspectos, como na religião, na cultura, na economia e na política. Por exemplo, a influência da Igreja Católica na sociedade medieval, a diversidade cultural presente nas Cruzadas e a interação entre diferentes povos na formação dos reinos medievais. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços, utilizando a metodologia ativa Ensino Híbrido.
    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    A sociedade medieval foi marcada por diversas interações e diversidades, tanto entre as populações que habitavam a Europa quanto entre essas populações e outras que entravam em contato com elas. Essas interações e diversidades foram fundamentais para a formação da sociedade medieval e influenciaram diversos aspectos da vida das pessoas, como a economia, a política, a cultura e a religião. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços. Para isso, dividiremos a turma em três grupos, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema.
    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Entre Pares:

    A aula sobre as interações e diversidade na formação da sociedade medieval visa apresentar aos alunos como as diferentes populações que habitavam a Europa medieval interagiam entre si, seja por meio de conflitos, adaptações ou exclusões. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A aula sobre as Interações e diversidade na formação da sociedade medieval visa apresentar aos alunos como as diferentes populações que habitavam a Europa medieval interagiam entre si, seja por meio de conflitos, adaptações ou exclusões. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro. O template contem os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: