Aula sobre Interacoes E Diversidade Na Formacao Da Sociedade Medieval

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A sociedade medieval foi marcada por diversas interações e diversidades, desde as relações entre senhores feudais e camponeses até as relações entre diferentes culturas e religiões. Essas interações e diversidades moldaram a sociedade medieval e influenciaram a formação da sociedade atual. Nesta aula, os alunos irão criar um diário de bordo, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, para analisar e compreender as diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações na sociedade medieval.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza as interações e diversidade na formação da sociedade medieval e explique como a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os estudantes em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo irá definir um problema relacionado ao tema e apresentá-lo para a turma. Auxilie os alunos na definição do problema. Alguns exemplos de problemas são os conflitos entre as classes sociais, o papel das mulheres, questões religiosas e outras.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo irá gerar alternativas para solucionar o problema definido na etapa anterior. Auxilie os alunos na geração de alternativas.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo irá escolher a melhor alternativa para solucionar o problema e apresentá-la para a turma. Auxilie os alunos na escolha da melhor alternativa.

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo irá criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Auxilie os alunos na criação do diário de bordo.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma. Enquanto isso, avalie a participação e o desempenho dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos na atividade.
  • Qualidade e criatividade das alternativas geradas pelos grupos.
  • Coerência e efetividade da solução apresentada pelos grupos.
  • Qualidade e organização do diário de bordo criado pelos grupos.
  • Habilidade dos alunos em apresentar e defender suas ideias.

Ações do professor

  • Auxiliar os alunos na definição do problema.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Orientar os alunos na escolha da melhor alternativa para solucionar o problema.
  • Auxiliar os alunos na criação do diário de bordo.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para definir um problema relacionado ao tema.
  • Gerar alternativas para solucionar o problema definido.
  • Escolher a melhor alternativa para solucionar o problema.
  • Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma e defender suas ideias.