Aula sobre Interacoes E Diversidade Na Formacao Da Sociedade Medieval

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A aula sobre as Interações e diversidade na formação da sociedade medieval visa apresentar aos alunos como as diferentes populações que habitavam a Europa medieval interagiam entre si, seja por meio de conflitos, adaptações ou exclusões. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro. O template contem os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e divisão dos grupos

    Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como as diferentes culturas que habitavam a Europa medieval se relacionavam, como as invasões bárbaras, a influência árabe na Península Ibérica e a relação entre cristãos e judeus. Além disso, pode ser interessante mostrar como essas interações ainda são presentes na sociedade atual, como a relação entre diferentes grupos étnicos e religiosos. Apresente também como a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos funcionará. Em seguida, divida os estudantes em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um dos seguintes tópicos: invasões bárbaras, influência árabe na Península Ibérica, relação entre cristãos e judeus. Os alunos deverão buscar informações em livros, artigos e sites confiáveis.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo apresentará seu trabalho para a turma, utilizando o template de avaliação por pares criado na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Avaliação por pares

    Cada grupo avaliará o trabalho dos outros grupos utilizando o template criado na etapa 3.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre as diferentes interações entre as populações na Europa medieval e como elas ainda são presentes na sociedade atual.

  7. Etapa 7 - Reflexão individual

    Cada aluno fará uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como pode aplicar esse conhecimento em sua vida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços"
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por pares

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Dividir os alunos em grupos
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação por pares
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula
  • Estimular a reflexão individual dos alunos

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema em grupo
  • Criar o template de avaliação por pares
  • Apresentar o trabalho para a turma
  • Avaliar o trabalho dos outros grupos
  • Refletir individualmente sobre o que aprendeu na aula