Aula sobre Interacoes E Diversidade Na Formacao Da Sociedade Medieval
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique como a metodologia Rotação por estações funcionará. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será encaminhado para uma estação. Esclareça que em cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:Estação 1 - Mapa:
Nesta estação, os alunos receberão um mapa da Europa medieval e deverão identificar as principais rotas comerciais e as regiões onde ocorreram as principais interações entre diferentes povos. Em seguida, deverão discutir em grupo como essas interações influenciaram a formação da sociedade medieval.
Estação 2 - Texto:
Nesta estação, os alunos receberão um texto sobre as Cruzadas e deverão identificar as principais motivações que levaram os europeus a empreenderem essas expedições militares. Em seguida, deverão discutir em grupo como as Cruzadas influenciaram as relações entre cristãos e muçulmanos na Europa medieval.
Estação 3 - Imagens:
Nesta estação, os alunos receberão imagens de diferentes grupos sociais da Europa medieval e deverão identificar as principais características de cada um deles. Em seguida, deverão discutir em grupo como esses grupos interagiam entre si e como as diferenças culturais influenciavam essas interações.
Etapa 2 - Síntese
Os grupos se reunirão novamente e cada um apresentará as conclusões a que chegou em sua estação. Medie uma discussão geral sobre as interações e diversidades na formação da sociedade medieval.Etapa 3 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos nas atividades e a qualidade das conclusões apresentadas. Os alunos também serão convidados a avaliar a metodologia utilizada e a aula em si.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
- Estimular a cooperação e a troca de ideias entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de interpretar mapas, textos e imagens.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Capacidade de identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
- Qualidade das conclusões apresentadas.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar como a metodologia Rotação por estações funcionará.
- Mediar as discussões em cada estação e na síntese final.
- Avaliar a participação dos alunos nas atividades e a qualidade das conclusões apresentadas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
- Cooperar e trocar ideias com os colegas.