Aula sobre Interacoes E Diversidade Na Formacao Da Sociedade Medieval

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A sociedade medieval foi marcada por diversas interações e diversidades, tanto entre as populações que habitavam a Europa quanto entre essas populações e outras que entravam em contato com elas. Essas interações e diversidades foram fundamentais para a formação da sociedade medieval e influenciaram diversos aspectos da vida das pessoas, como a economia, a política, a cultura e a religião. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços. Para isso, dividiremos a turma em três grupos, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia Rotação por estações funcionará. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será encaminhado para uma estação. Esclareça que em cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:

    Estação 1 - Mapa:

    Nesta estação, os alunos receberão um mapa da Europa medieval e deverão identificar as principais rotas comerciais e as regiões onde ocorreram as principais interações entre diferentes povos. Em seguida, deverão discutir em grupo como essas interações influenciaram a formação da sociedade medieval.

    Estação 2 - Texto:

    Nesta estação, os alunos receberão um texto sobre as Cruzadas e deverão identificar as principais motivações que levaram os europeus a empreenderem essas expedições militares. Em seguida, deverão discutir em grupo como as Cruzadas influenciaram as relações entre cristãos e muçulmanos na Europa medieval.

    Estação 3 - Imagens:

    Nesta estação, os alunos receberão imagens de diferentes grupos sociais da Europa medieval e deverão identificar as principais características de cada um deles. Em seguida, deverão discutir em grupo como esses grupos interagiam entre si e como as diferenças culturais influenciavam essas interações.


  2. Etapa 2 - Síntese

    Os grupos se reunirão novamente e cada um apresentará as conclusões a que chegou em sua estação. Medie uma discussão geral sobre as interações e diversidades na formação da sociedade medieval.

  3. Etapa 3 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades e a qualidade das conclusões apresentadas. Os alunos também serão convidados a avaliar a metodologia utilizada e a aula em si.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
  • Estimular a cooperação e a troca de ideias entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de interpretar mapas, textos e imagens.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
  • Qualidade das conclusões apresentadas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar como a metodologia Rotação por estações funcionará.
  • Mediar as discussões em cada estação e na síntese final.
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades e a qualidade das conclusões apresentadas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
  • Cooperar e trocar ideias com os colegas.