Aula sobre Interacoes E Diversidade Na Formacao Da Sociedade Medieval
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A sociedade medieval foi marcada por diversas interações e diversidades, tanto entre as populações que habitavam a Europa quanto entre essas populações e outras que entravam em contato com elas. Essas interações e diversidades foram fundamentais para a formação da sociedade medieval e influenciaram diversos aspectos da vida na época, como a economia, a política, a cultura e a religião. Para entender melhor essas interações e diversidades, nesta aula utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, apresentamos exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os alunos apliquem o conhecimento adquirido no cotidiano.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique como a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada.Etapa 2 - Sala de aula invertida
Disponibilize um material de apoio com informações sobre a sociedade medieval e as interações e diversidades que ocorreram na época para os estudantes estudarem em casa.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Em sala de aula, os alunos irão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os estudantes na criação do mapa, fornecendo exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre as interações e diversidades na sociedade medieval. Oriente os alunos na discussão, incentivando a participação de todos.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Avalie a apresentação dos alunos e forneça feedbacks.Etapa 6 - Debate em sala de aula
Após as apresentações, promova um debate em sala de aula sobre as interações e diversidades na sociedade medieval. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os mapas conceituais apresentados.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido no cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços"
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento
Critérios de avaliação
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos
- Participação dos alunos na discussão em grupo e no debate em sala de aula
- Clareza e objetividade na apresentação dos mapas conceituais
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual
- Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo e no debate em sala de aula
- Fornecer feedbacks aos alunos sobre a apresentação dos mapas conceituais
Ações do aluno
- Criar um mapa conceitual com ideia central e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos
- Participar ativamente da discussão em grupo e do debate em sala de aula
- Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva para a turma.