Aula sobre Interacoes E Diversidade Na Formacao Da Sociedade Medieval

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A sociedade medieval foi marcada por diversas interações e diversidades, tanto entre as populações que habitavam a Europa quanto entre essas populações e outras que entravam em contato com elas. Essas interações e diversidades foram fundamentais para a formação da sociedade medieval e influenciaram diversos aspectos da vida na época, como a economia, a política, a cultura e a religião. Para entender melhor essas interações e diversidades, nesta aula utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, apresentamos exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os alunos apliquem o conhecimento adquirido no cotidiano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Disponibilize um material de apoio com informações sobre a sociedade medieval e as interações e diversidades que ocorreram na época para os estudantes estudarem em casa.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Em sala de aula, os alunos irão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os estudantes na criação do mapa, fornecendo exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre as interações e diversidades na sociedade medieval. Oriente os alunos na discussão, incentivando a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Avalie a apresentação dos alunos e forneça feedbacks.

  6. Etapa 6 - Debate em sala de aula

    Após as apresentações, promova um debate em sala de aula sobre as interações e diversidades na sociedade medieval. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os mapas conceituais apresentados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços"
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento

Critérios de avaliação

  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos
  • Participação dos alunos na discussão em grupo e no debate em sala de aula
  • Clareza e objetividade na apresentação dos mapas conceituais

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo e no debate em sala de aula
  • Fornecer feedbacks aos alunos sobre a apresentação dos mapas conceituais

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual com ideia central e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos
  • Participar ativamente da discussão em grupo e do debate em sala de aula
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva para a turma.