Aula sobre Interfase

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A intérfase é um período de grande atividade celular, em que a célula se prepara para a divisão celular. Durante a intérfase, ocorrem diversas atividades como a síntese de proteínas, o crescimento celular e a replicação do DNA. É importante que os estudantes compreendam a importância da intérfase para o processo de divisão celular.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (15 minutos)

    Apresente o tema da aula, explicando o que é a intérfase e qual a sua importância para a divisão celular.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos (10 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Definição do problema (15 minutos)

    Cada grupo deverá definir um problema relacionado à integração. Forneça alguns exemplos para ajudar os alunos a começar.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas (30 minutos)

    Cada grupo deverá gerar pelo menos duas alternativas para resolver o problema definido anteriormente. Os alunos podem utilizar recursos analógicos como desenhos, maquetes, experimentos etc.

  5. Etapa 5 - Solução (30 minutos)

    Cada grupo deverá escolher uma das alternativas geradas e apresentar a solução para o problema. Os alunos devem justificar a escolha da alternativa selecionada.

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo (30 minutos)

    Cada grupo deverá criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário deve ser escrito em grupo e deve conter uma síntese do que foi discutido e aprendido durante a aula.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo (30 minutos)

    Cada grupo apresentará o seu diário de bordo para a turma, explicando o problema escolhido, as alternativas geradas e a solução escolhida. Os diários de bordo podem ser expostos na sala de aula para que os alunos possam compartilhar as suas soluções.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de associar os gametas à transmissão das características hereditárias.
  • Estabelecer relações entre ancestrais e descendentes.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de resolver problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do diário de bordo produzido pelo grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação da solução escolhida pelo grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Fornecer exemplos práticos para ajudar os alunos a entender o assunto.
  • Orientar os grupos durante a criação do diário de bordo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das discussões em grupo.
  • Trabalhar em equipe para definir o problema, gerar alternativas e escolher a solução.
  • Criar um diário de bordo claro e objetivo.