Aula sobre Interfase

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Antes de iniciar a aula, contextualize o assunto explicando o que é intérfase e sua importância para o processo de divisão celular. Utilize exemplos práticos, como a divisão celular em células somáticas e células germinativas, e a relação entre a intérfase e a síntese de proteínas e replicação do DNA.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.

Metodologia:

A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos trabalharão em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  1. Etapa 1 - Divisão da turma

    Divisão dos alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Explicação do tema

    Explicação do tema "Intérfase" e sua importância para o processo de divisão celular.

  3. Etapa 3 - Distribuição dos materiais

    Distribuição de materiais analógicos, como cartolinas, lápis de cor, canetas e tesouras.

  4. Etapa 4 - Criação dos templates

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  5. Etapa 5 - Pesquisa e apresentação

    Cada grupo deverá pesquisar e apresentar um subtópico relacionado ao tema "Intérfase", como a síntese de proteínas e replicação do DNA.

  6. Etapa 6 - Avaliação entre grupos

    Após a apresentação de todos os grupos, cada grupo deverá avaliar o outro com base no template criado.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Discussão em grupo sobre os resultados da avaliação e feedback para melhorias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de trabalho em equipe e colaboração;
  • Estimular a pesquisa e a apresentação oral;
  • Desenvolver a habilidade de avaliação e feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar o tema e sua importância;
  • Distribuir os materiais analógicos;
  • Orientar os grupos na criação do template de avaliação.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar;
  • Pesquisar e apresentar um subtópico relacionado ao tema;
  • Avaliar o outro grupo com base no template criado.