Aula sobre Interfase

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A intérfase é a fase do ciclo celular que precede a mitose, onde a célula realiza o crescimento e a preparação para a divisão celular. Nessa fase, ocorrem processos importantes como a duplicação do DNA e a síntese de proteínas.

Plano de Aula - Etapas:


  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com uma atividade introdutória, como uma dinâmica de grupo ou uma pergunta relacionada ao conteúdo. O objetivo é despertar o interesse dos alunos e avaliar o conhecimento prévio sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Apresentação do Tema

    Explique o que é a intérfase, sua importância e os processos que ocorrem nessa fase do ciclo celular. É importante que seja utilizado analogias e exemplos práticos para facilitar a compreensão dos alunos, como a comparação com a preparação para uma corrida.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Os alunos são divididos em grupos e recebem um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos trabalhem em equipe e aprendam a colaborar.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Em grupo e de forma remota, é esperado que os alunos construam a apresentação com base nas pesquisas sobre um processo específico que ocorra na intérfase, como a duplicação do DNA ou a síntese de proteínas, sempre entafizando os pontos mais importantes. O objetivo é que os alunos aprendam a buscar informações de forma autônoma.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresenta o processo que pesquisou e sua importância na intérfase. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de comunicação e aprendam a expor suas ideias de forma clara e objetiva.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos preenchem o campo de Check-out do template de registro de aprendizagem, onde devem registrar as principais aprendizagens da aula e as dúvidas que ainda possuem. O objetivo é que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e avaliem seu próprio processo de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Finalize a aula com uma atividade que reforce os principais conceitos abordados e agradeça a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações de forma autônoma.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na dinâmica de grupo ou atividade introdutória.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelo grupo.
  • Qualidade da apresentação do processo pesquisado.
  • Preenchimento adequado do template de registro de aprendizagem.
  • Participação ativa na atividade de encerramento.

Ações do professor

  • Planejar e organizar a aula de acordo com a metodologia ativa Ensino Híbrido.
  • Utilizar analogias e exemplos práticos para facilitar a compreensão dos alunos.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações de forma autônoma.
  • Avaliar o processo de aprendizagem dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da dinâmica de grupo ou atividade introdutória.
  • Realizar a pesquisa de forma autônoma e colaborativa.
  • Preparar uma apresentação clara e objetiva do processo pesquisado.
  • Preencher adequadamente o template de registro de aprendizagem.
  • Participar ativamente da atividade de encerramento e refletir sobre o processo de aprendizagem.