Aula sobre Interfase
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A intérfase é a fase do ciclo celular em que a célula se prepara para a divisão celular. Durante essa fase, ocorrem as sínteses de proteínas, lipídios e carboidratos, além da replicação do DNA. Essa fase é dividida em três etapas: G1, S e G2.
A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os estudantes deverão assistir a um vídeo sobre o tema antes da aula e, em seguida, participarão de atividades em grupo para aprofundar o assunto. A avaliação será realizada por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs, que os estudantes preencherão ao final da aula.
Etapa 1 - Pré-aula
Prepare um material de apoio para que os alunos estudem sobre a intérfase antes da aula. Pode ser um vídeo, um texto ou uma apresentação em slides.Etapa 2 - Aula
Apresente um resumo do conteúdo estudado pelos alunos na pré-aula, utilizando recursos analógicos, como lousa e giz.Etapa 3 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Tente dividi-los por níveis de profundidade no tema, desta forma, podendo direcionar os grupos que já estejam avançados a realizar outra atividade e dar maior atenção aos alunos que ainda estão com dificuldade no tema.Etapa 4 - Criação do template
Cada grupo deve criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, "Que pena", "Que tal". Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 5 - Trabalho em grupo
Cada grupo deve escolher um subtópico sobre a intérfase e elaborar uma apresentação sobre ele.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar sua atividade para a turma.Etapa 7 - Avaliação
Após as apresentações, os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de associar os gametas à transmissão das características hereditárias.
- Estimular a criatividade dos alunos na elaboração da apresentação.
- Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos alunos.
Critérios de avaliação
- Coerência com o subtópico escolhido.
- Criatividade na elaboração da apresentação.
- Clareza na exposição do conteúdo.
Ações do professor
- Preparar o material de apoio para a pré-aula.
- Apresentar um resumo do conteúdo estudado pelos alunos.
- Orientar os grupos na criação do template e na escolha do subtópico.
- Avaliar as apresentações dos alunos.
- Orientar os alunos na avaliação das atividades.
Ações do aluno
- Estudar o material de apoio antes da aula.
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Escolher um subtópico sobre a intérfase.
- Elaborar uma apresentação sobre o subtópico escolhido.
- Preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.