Aula sobre Internet Abbreviations Abreviacoes Usadas Na Internet

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Cada vez mais presente na vida dos estudantes, as abreviações usadas na internet são uma forma de comunicação rápida e fácil. Os alunos encontram essas abreviações nas mídias sociais, em jogos e em aplicativos de mensagem. No entanto, para usar essas abreviações é preciso conhecê-las e saber como e quando usá-las. O objetivo deste guia é ensinar aos alunos algumas das abreviações mais comuns usadas na internet e incentivá-los a refletir sobre a importância e as implicações do uso dessas abreviações na comunicação virtual.

  1. Etapa 1 - Motivação

    Professor, introduza o assunto a ser estudado e faça um brainstorming com os alunos sobre abreviações que conhecem e usam na internet.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida os alunos em grupos de três ou quatro e entregue uma folha de papel e um lápis.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Cada grupo deverá criar um mapa conceitual sobre o tema. A ideia central será "Abreviações usadas na internet" e as sub-ideias podem ser "Redes Socais", "Mensagens instantâneas", "Jogos online", "Significado das abreviações", "Influência das abreviações no uso da língua portuguesa", "Limitações das abreviações", "Impacto do uso de emojis", "Positividades do uso de abreviações". Cada sub-ideia deve ser relacionada à ideia central.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual e explicar suas ideias. Auxilie a discussão e estimule a participação dos alunos.

  5. Etapa 5 - Revisão

    Revise as abreviações mais comuns encontradas nos mapas conceituais e esclareça dúvidas sobre seus significados e quando e como utilizá-las.

  6. Etapa 6 - Aplicação

    Cada grupo deverá criar uma pequena história ou diálogo usando as abreviações aprendidas, buscando aplicar o que foi visto em contexto real.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na discussão, a qualidade e a profundidade das sub-ideias apresentadas nos mapas conceituais, além da criatividade e coerência das histórias criadas pelos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de reconhecer abreviações usadas na internet;
  • Incentivar o pensamento crítico dos alunos em relação às implicações do uso dessas abreviações;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão sobre o tema;
  • Qualidade e profundidade das sub-ideias apresentadas no mapa conceitual;
  • Criatividade e coerência das histórias criadas pelos grupos.

Ações do professor

  • Introduzir e contextualizar o assunto;
  • Auxiliar na criação dos mapas conceituais e na discussão dos grupos;
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Criar um mapa conceitual;
  • Colaborar em grupo na criação das histórias usando as abreviações aprendidas.