Aula sobre Internet Abbreviations Abreviacoes Usadas Na Internet
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Elas surgiram para economizar tempo e caracteres em mensagens de texto, e agora são usadas em todas as plataformas digitais, como redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas e e-mails.
É importante que os alunos saibam identificar essas abreviações e entendam como elas são usadas na comunicação digital.
Nesta atividade, utilizaremos a metodologia Design Sprint para que os alunos criem um modelo de design sprint com 5 etapas, que os ajudará a entender, esboçar, decidir, prototipar e testar as abreviações usadas na internet.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Internet Abbreviations" e peça que os alunos compartilhem exemplos de abreviações que já viram em suas redes sociais ou aplicativos de mensagens instantâneas.Etapa 2 - Entender
Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista de abreviações comuns usadas na internet. Eles deverão pesquisar e discutir em grupo o significado e contexto em que cada abreviação é usada.Etapa 3 - Esboçar
Cada grupo deverá criar um esboço de um modelo de design sprint com 5 etapas para ajudar outras pessoas a entender, esboçar, decidir, prototipar e testar as abreviações usadas na internet.Etapa 4 - Decidir
Os grupos apresentarão seus esboços e a turma escolherá o melhor modelo de design sprint.Etapa 5 - Prototipar
Cada grupo usará o modelo escolhido para criar um protótipo de um guia de abreviações usadas na internet.Etapa 6 - Testar
Os grupos apresentarão seus protótipos e a turma testará cada um deles, avaliando a clareza e eficácia do guia.Etapa 7 - Discussão em grupo
A turma discutirá os resultados e o professor fará uma avaliação geral da atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em grupo.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico.
- Desenvolver habilidades de comunicação escrita.
Critérios de avaliação
- Participação ativa em todas as etapas da aula.
- Qualidade do esboço do modelo de design sprint.
- Qualidade do protótipo do guia de abreviações usadas na internet.
- Clareza e eficácia do guia apresentado.
Ações do professor
- Apresentar o tema e incentivar a participação dos alunos.
- Orientar e auxiliar os alunos em todas as etapas da aula.
- Avaliar os resultados e fornecer feedback construtivo.
Ações do aluno
- Participar ativamente em todas as etapas da atividade.
- Pesquisar e discutir em grupo o significado e contexto das abreviações usadas na internet.
- Criar um esboço de um modelo de design sprint com 5 etapas para ajudar outras pessoas a entender, esboçar, decidir, prototipar e testar as abreviações usadas na internet.
- Usar o modelo escolhido para criar um protótipo de um guia de abreviações usadas na internet.
- Apresentar o protótipo e testar os protótipos dos outros grupos.