Aula sobre Internet Abbreviations Abreviacoes Usadas Na Internet

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


As abreviações usadas na internet fazem parte de uma nova forma de escrever, que ganhou espaço com a popularização do uso de smartphones e da adoção de aplicativos de mensagens instantâneas. Esse novo jeito de escrever é resultado da necessidade de se comunicar de forma rápida e prática, onde cada caractere conta. É importante que os alunos dominem essa nova forma de linguagem, pois ela está presente em muitos contextos de interação social e profissional.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente aos alunos algumas abreviações usadas na internet, peça que escrevam as abreviações mais usadas e que compartilhem suas respostas com a turma. Discuta com a turma a dificuldade de entendimento quando não se sabe o significado de determinada abreviação.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos, distribua para cada grupo um cartaz com um caso (exemplo de mensagens trocadas entre amigos) que contenha algumas abreviações e outras novas formas de escrita. Peça que os alunos discutam sobre o caso, identifiquem as abreviações e outras formas de escrita presentes, e reflitam sobre o significado da mensagem. Cada grupo deverá escrever em uma folha suas identificações e interpretações.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos Estudos de Caso

    Cada grupo deverá apresentar seu estudo de caso para a turma. Os outros grupos deverão fazer perguntas sobre as abreviações e novas formas de escrita identificadas, complementar com outras abreviações e outras formas de escrita, e trocar percepções sobre como a nova forma de escrita pode ser interpretada.

  4. Etapa 4 - Criação dos Templates de Infográfico

    Após a apresentação dos estudos de caso, peça para que todos os grupos criem um template de infográfico com as principais abreviações e novas formas de escrita utilizadas em mensagens. O template deverá seguir um padrão que contenha lacunas a serem preenchidas pelos alunos, de forma que a utilização do infográfico sirva como apoio ao estudo de caso realizado pelos alunos.

  5. Etapa 5 - Preenchimento dos Templates

    Os alunos de um grupo deverão preencher os templates de infográfico criados por outro grupo. O objetivo é colocar em prática o que foi aprendido.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Infográficos

    Os alunos deverão apresentar seus infográficos preenchidos para a turma. Os outros grupos deverão observar e fazer perguntas sobre as novas formas de escrita encontradas e como elas foram utilizadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Na última etapa da aula, peça para que os alunos reflitam sobre a importância de conhecer essas novas formas de escrita em um contexto cada vez mais digital, e sobre como esse conhecimento pode ajudá-los em situações sociais e profissionais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer novas formas de escrita presentes nos novos gêneros digitais.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de um template de infográfico.
  • Promover a reflexão dos alunos sobre a importância de conhecer as novas formas de escrita em um contexto cada vez mais digital.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das abreviações e novas formas de escrita utilizadas durante o estudo de caso.
  • Qualidade e criatividade na criação do template de infográfico.
  • Utilização correta do template de infográfico na atividade de preenchimento da lacuna com as abreviações e novas formas de escrita.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
  • Dividir a turma em grupos e distribuir cartazes com estudos de caso.
  • Orientar os alunos no preenchimento dos templates de infográfico.

Ações do aluno

  • Identificar as abreviações e novas formas de escrita utilizadas durante o estudo de caso.
  • Criar um template de infográfico.
  • Preencher os templates de infográfico com as abreviações e novas formas de escrita.