Aula sobre Internet Abbreviations Abreviacoes Usadas Na Internet

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Na era da internet, é comum que as pessoas utilizem abreviações para se comunicar em diferentes plataformas digitais. Para que os alunos possam desenvolver as habilidades necessárias para reconhecer e compreender essas abreviações, é importante que eles conheçam algumas das abreviações mais comuns usadas na internet.

Exemplo prático:

Professor, você pode iniciar a dinâmica pedindo que os alunos compartilhem exemplos de abreviações que eles já conhecem. Em seguida, pode mostrar uma lista de abreviações mais comuns e explicar seu significado.


  1. Etapa 1 - Apresentação do Tema

    Apresente o tema "Internet Abbreviations" e explique sua importância para a comunicação na era da internet. Em seguida, divida a turma em grupos e explique que cada grupo passará por diferentes estações. Dentro de cada estação, os alunos terão um tempo determinado para realizar uma atividade sobre o tema exposto.

  2. Etapa 2 - Estação 1: Jogos de Palavras

    Nesta estação, os alunos trabalharão em atividades para decifrar palavras e frases com abreviações. Você pode criar um jogo onde os alunos devem adivinhar o significado das abreviações.

  3. Etapa 3 - Estação 2: Criação de Abreviações

    Nesta estação, os alunos serão desafiados a criar suas próprias abreviações para palavras comuns. Você pode fornecer uma lista de palavras para os alunos trabalharem.

  4. Etapa 4 - Estação 3: Mensagens Instantâneas

    Nesta estação, os alunos irão praticar a escrita de mensagens instantâneas utilizando abreviações. Forneça um modelo de conversa em uma plataforma de mensagens instantâneas que os alunos devem completar utilizando abreviações.

  5. Etapa 5 - Estação 4: Pictogramas e Símbolos

    Nesta estação, os alunos irão criar pictogramas e símbolos para representar palavras comuns. Prepare uma lista de palavras para os alunos trabalharem.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos farão uma apresentação resumindo o que aprenderam sobre o uso de abreviações na internet.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese dos pontos discutidos e ressalte a importância de reconhecer e compreender as abreviações comuns usadas na internet.

Intencionalidades pedagógicas

  • Reconhecer as abreviações comuns usadas na internet.
  • Desenvolver a habilidade de criar abreviações para palavras comuns.
  • Aprimorar a escrita utilizando abreviações.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento nas atividades propostas.
  • Capacidade de reconhecer e compreender as abreviações comuns usadas na internet.
  • Habilidade em criar abreviações para palavras comuns.

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Fornecer feedback construtivo para os alunos durante as atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas durante as atividades em grupo.
  • Demonstrar interesse em compreender as abreviações comuns usadas na internet.