Aula sobre Internet Abbreviations Abreviacoes Usadas Na Internet

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta prática, os alunos terão a oportunidade de reconhecer e compreender as abreviações mais comuns usadas na internet, além de relacioná-las com seus significados e funções. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer novas formas de escrita na constituição das mensagens e suas funções.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Antes do momento em sala de aula, prepare um material impresso com uma lista das abreviações mais comuns usadas na internet, seus significados e exemplos práticos, e disponibilize para os alunos.

  2. Etapa 2 - Aula Invertida

    Na primeira etapa, os alunos devem assistir a um vídeo sobre o uso de abreviações na internet. Em seguida, os alunos devem criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos devem utilizar o conteúdo do material impresso e do vídeo para elaborar o mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Discussão

    Divida os alunos em duplas e peça para compartilharem os mapas conceituais criados, discutindo as diferenças e semelhanças entre eles e identificando possíveis abreviações que faltaram em suas pesquisas.

  4. Etapa 4 - Exercício em Dupla

    Em duplas, os alunos devem criar uma conversa utilizando as abreviações presentes nos seus mapas conceituais.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    As duplas devem apresentar suas conversas em sala de aula, possibilitando a correção e discussão de eventuais erros.

  6. Etapa 6 - Reforço

    Você pode elaborar um jogo didático para reforçar o aprendizado das abreviações estudadas, utilizando perguntas e desafios para os alunos descobrirem o significado das abreviações.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, utilizando os critérios estabelecidos anteriormente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer novas formas de escrita na constituição das mensagens e suas funções.
  • Promover o trabalho em duplas e a colaboração entre os alunos.
  • Estimular a criatividade e a inovação na elaboração dos mapas conceituais e das conversas em dupla.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula e nas atividades propostas.
  • Elaboração adequada do mapa conceitual com ideia central e sub-ideias.
  • Clareza na apresentação das conversas em dupla.
  • Desenvolvimento da habilidade de reconhecimento e compreensão das abreviações estudadas.

Ações do professor

  • Preparar o material impresso com as abreviações mais comuns usadas na internet.
  • Preparar o vídeo sobre o uso de abreviações na internet.
  • Orientar os alunos na elaboração dos mapas conceituais.
  • Corrigir as conversas em dupla e esclarecer eventuais dúvidas.
  • Elaborar o jogo didático para reforçar o aprendizado.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre o uso de abreviações na internet.
  • Pesquisar e elaborar o mapa conceitual com ideia central e sub-ideias.
  • Elaborar a conversa em dupla utilizando as abreviações estudadas.
  • Apresentar a conversa em dupla em sala de aula.