Internet: um mundo desigual

A internet revolucionou a forma de comunicar das pessoas, possibilitando a formação de uma grande rede de troca de informações. Mas será que o mundo todo está conectado? Nessa aula de Geografia, vamos responder a essa questão. Se prepare e vem aprender com #AprendiZAP!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    De acordo com o mapa, é certo afirmar que:

    A) O acesso à internet em 2016 era homogêneo porque nos países desenvolvidos e nos subdesenvolvidos a população tinha muito acesso à internet, mostrando que ela é um fenômeno global e acessível a todos.

    B) O acesso à internet em 2016 era desigual porque nos países desenvolvidos tinha mais acesso à internet (mais de 80% da população) enquanto em países menos desenvolvidos ou subdesenvolvidos a população tinha menos acesso à internet (menos de 20% da população).

    C) O acesso à internet em 2016 era desigual porque nos países menos desenvolvidos ou subdesenvolvidos tinha mais acesso à internet (mais de 80% da população) enquanto em países desenvolvidos a população tinha menos acesso à internet (menos de 20% da população).

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A internet é uma ferramenta poderosa que conecta pessoas de todo o mundo, mas nem todos têm acesso igual. A desigualdade na distribuição de recursos digitais afeta diretamente a configuração do território brasileiro e a vida das pessoas. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a influência da internet na configuração do território brasileiro, debatendo sobre seus aspectos positivos e negativos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  4. 4. Design Sprint:

    A internet é uma ferramenta fundamental na vida das pessoas atualmente, mas nem todos têm acesso a ela de forma igualitária. Alguns países e regiões têm acesso limitado ou precário à internet, o que gera desigualdades no acesso à informação e oportunidades. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam compreender como a internet pode ser um fator de desigualdade e como isso pode influenciar na configuração do território brasileiro.
    Atividade completa
  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    A internet é uma ferramenta poderosa que conecta pessoas e informações em todo o mundo, mas nem todos têm acesso a ela de maneira igualitária. Nesta aula, vamos explorar como a internet pode ser um mundo desigual e como isso afeta a configuração do território brasileiro. Para ilustrar o tema, podemos citar exemplos como a falta de acesso à internet em áreas rurais ou em comunidades carentes, a diferença de velocidade de conexão entre regiões e os impactos disso na economia e no desenvolvimento social.
    Atividade completa
  6. 6. Gamificação:

    A internet é uma ferramenta muito presente em nossas vidas, mas nem todos têm acesso a ela de forma igualitária. Existem diversas desigualdades relacionadas ao acesso à internet, como a falta de infraestrutura em algumas regiões, a falta de recursos financeiros para pagar por um plano de internet, entre outros fatores. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa de Gamificação para que os alunos desenvolvam um mapa de registro de jogos que abordem o tema "Internet: um mundo desigual".
    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    A internet é uma ferramenta cada vez mais presente em nossas vidas, e ela pode ser usada para conectar pessoas e informações de diferentes partes do mundo. No entanto, nem todos têm acesso igualitário a essa tecnologia, gerando desigualdades. Nesta aula, vamos explorar como a internet pode ser um mundo desigual e como isso afeta a configuração do território brasileiro.
    Atividade completa
  8. 8. Design Thinking:

    A internet é uma ferramenta poderosa que conecta pessoas em todo o mundo. No entanto, nem todos têm acesso igualitário a ela. Existem muitas desigualdades no acesso, como a falta de infraestrutura em áreas remotas, a falta de recursos financeiros para pagar por serviços de internet e a falta de habilidades digitais. Nesta aula, vamos explorar como a internet afeta o mundo de maneira desigual e como podemos trabalhar juntos para torná-la mais acessível para todos.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: