Aula sobre Internet Um Mundo Desigual

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A internet é uma ferramenta poderosa que conecta pessoas em todo o mundo. No entanto, nem todos têm acesso igualitário a ela. Existem muitas desigualdades no acesso, como a falta de infraestrutura em áreas remotas, a falta de recursos financeiros para pagar por serviços de internet e a falta de habilidades digitais. Nesta aula, vamos explorar como a internet afeta o mundo de maneira desigual e como podemos trabalhar juntos para torná-la mais acessível para todos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula perguntando aos alunos sobre suas experiências com a internet e como eles a utilizam em seu cotidiano. Em seguida, introduza o tema da aula e explique como a metodologia ativa Design Thinking será utilizada para explorar o tema.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Explique o que é um mapa de empatia e como ele pode ser usado para entender as diferentes perspectivas em relação ao acesso à internet. Para isso, divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo apresenta seu mapa de empatia para a turma.

  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Os alunos discutem em grupo as diferentes perspectivas apresentadas nos mapas de empatia e compartilham suas próprias experiências em relação ao acesso à internet.

  4. Etapa 4 - Exemplos Práticos

    Apresente exemplos práticos de como a desigualdade no acesso à internet afeta diferentes áreas, como educação, saúde e mercado de trabalho. Nos grupos, os alunos discutem como essas desigualdades podem ser resolvidas.

  5. Etapa 5 - Soluções Criativas

    Os alunos trabalham para criar soluções criativas na resolução das desigualdades no acesso à internet. Eles podem criar um projeto, uma campanha ou uma iniciativa para tornar a internet mais acessível para todos. Cada grupo apresenta sua solução para a turma.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão com os alunos sobre o que eles aprenderam na aula e como a metodologia ativa Design Thinking pode ser aplicada em outras áreas.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Você pode solicitar uma tarefa de casa para os alunos, como escrever um ensaio sobre como a desigualdade no acesso à internet afeta diferentes áreas da sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e reflexão crítica sobre a influência da internet na sociedade.
  • Estimular a criatividade e o pensamento inovador na busca por soluções para problemas sociais.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas da aula.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelo grupo.
  • Criatividade e viabilidade das soluções propostas pelos grupos.
  • Reflexão crítica sobre o tema da aula.
  • Cooperação e colaboração com os colegas de grupo.

Ações do professor

  • Guiar a discussão em grupo e incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a criatividade e o pensamento inovador na busca por soluções para problemas sociais.
  • Fornecer feedback construtivo aos alunos durante a aula.
  • Conduzir a reflexão final sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em todas as etapas da aula.
  • Trabalhar em grupo para criar um mapa de empatia e uma solução criativa para o problema apresentado.
  • Contribuir para a discussão em grupo e compartilhar suas próprias experiências em relação ao acesso à internet.
  • Refletir criticamente sobre o tema da aula.
  • Cooperar e colaborar com os colegas de grupo.