Aula sobre Internet Um Mundo Desigual
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A internet é uma ferramenta poderosa que conecta pessoas de todo o mundo, mas nem todos têm acesso igual. A desigualdade na distribuição de recursos digitais afeta diretamente a configuração do território brasileiro e a vida das pessoas. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a influência da internet na configuração do território brasileiro, debatendo sobre seus aspectos positivos e negativos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie o tema e explique a metodologia que será utilizada na aula. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um subtópico para debater.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos pesquisam sobre o subtema que lhes foi atribuído: a segregação socioespacial a partir do acesso às tecnologias de informação e comunicação, o acesso à internet no mundo e no Brasil, os avanços da tecnologia móvel no Brasil, o acesso à internet nos domicílios brasileiros.Etapa 4 - Debate
Após a pesquisa, os grupos debatem sobre os subtemas pesquisados, focando nos benefícios das tecnologias de informação e o acesso facilitado, ou não, às populações do Brasil e do mundo. O professor pode elaborar um roteiro de perguntas para nortear o debate.Etapa 5 - Pesquisa
Os grupos pesquisam sobre o subtópico que lhes foi atribuído. Para isso, forneça materiais de pesquisa ou permita que os alunos usem seus próprios dispositivos.Etapa 6 - Debate
Os grupos debatem seu tema a partir de um roteiro de perguntas fornecido pelo professor para guiar a discussão.Etapa 7 - Modelo de avaliação por rubrica
Os grupos criarão um modelo de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos colegas no debate.Etapa 8 - Apresentação dos modelos e feedback
Cada grupo apresentará seu modelo de avaliação por rubrica para a turma e o professor fornece feedback sobre a qualidade dos modelos apresentados.Etapa 9 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema e incentive os alunos a refletir sobre a importância da internet na configuração do território brasileiro.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
- Estimular o pensamento crítico dos alunos sobre a desigualdade na distribuição de recursos digitais.
- Promover a colaboração e a comunicação entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Qualidade da pesquisa realizada.
- Criação de um modelo de avaliação por rubrica claro e objetivo.
- Apresentação clara e objetiva do modelo de avaliação por rubrica.
- Reflexão crítica sobre a importância da internet na configuração do território brasileiro.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a metodologia que será utilizada na aula.
- Fornecer materiais de pesquisa ou permitir que os alunos usem seus próprios dispositivos.
- Fornecer um roteiro de perguntas para guiar a discussão.
- Fornecer um modelo para orientar a criação do modelo de avaliação por rubrica.
- Fornecer feedback sobre a qualidade dos modelos e discutir a importância da avaliação por rubrica.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre o subtópico atribuído.
- Participar ativamente no debate utilizando o Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Criar um modelo de avaliação por rubrica claro e objetivo.
- Apresentar claramente o modelo de avaliação por rubrica para a turma.
- Refletir criticamente sobre a importância da internet na configuração do território brasileiro.