Aula sobre Internet Um Mundo Desigual

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A internet é uma ferramenta poderosa que conecta pessoas de todo o mundo, mas nem todos têm acesso igual. A desigualdade na distribuição de recursos digitais afeta diretamente a configuração do território brasileiro e a vida das pessoas. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a influência da internet na configuração do território brasileiro, debatendo sobre seus aspectos positivos e negativos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie o tema e explique a metodologia que será utilizada na aula. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um subtópico para debater.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos pesquisam sobre o subtema que lhes foi atribuído: a segregação socioespacial a partir do acesso às tecnologias de informação e comunicação, o acesso à internet no mundo e no Brasil, os avanços da tecnologia móvel no Brasil, o acesso à internet nos domicílios brasileiros.

  4. Etapa 4 - Debate

    Após a pesquisa, os grupos debatem sobre os subtemas pesquisados, focando nos benefícios das tecnologias de informação e o acesso facilitado, ou não, às populações do Brasil e do mundo. O professor pode elaborar um roteiro de perguntas para nortear o debate.

  5. Etapa 5 - Pesquisa

    Os grupos pesquisam sobre o subtópico que lhes foi atribuído. Para isso, forneça materiais de pesquisa ou permita que os alunos usem seus próprios dispositivos.

  6. Etapa 6 - Debate

    Os grupos debatem seu tema a partir de um roteiro de perguntas fornecido pelo professor para guiar a discussão.

  7. Etapa 7 - Modelo de avaliação por rubrica

    Os grupos criarão um modelo de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos colegas no debate.

  8. Etapa 8 - Apresentação dos modelos e feedback

    Cada grupo apresentará seu modelo de avaliação por rubrica para a turma e o professor fornece feedback sobre a qualidade dos modelos apresentados.

  9. Etapa 9 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e incentive os alunos a refletir sobre a importância da internet na configuração do território brasileiro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Estimular o pensamento crítico dos alunos sobre a desigualdade na distribuição de recursos digitais.
  • Promover a colaboração e a comunicação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Criação de um modelo de avaliação por rubrica claro e objetivo.
  • Apresentação clara e objetiva do modelo de avaliação por rubrica.
  • Reflexão crítica sobre a importância da internet na configuração do território brasileiro.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia que será utilizada na aula.
  • Fornecer materiais de pesquisa ou permitir que os alunos usem seus próprios dispositivos.
  • Fornecer um roteiro de perguntas para guiar a discussão.
  • Fornecer um modelo para orientar a criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Fornecer feedback sobre a qualidade dos modelos e discutir a importância da avaliação por rubrica.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o subtópico atribuído.
  • Participar ativamente no debate utilizando o Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica claro e objetivo.
  • Apresentar claramente o modelo de avaliação por rubrica para a turma.
  • Refletir criticamente sobre a importância da internet na configuração do território brasileiro.