Aula sobre Internet Um Mundo Desigual

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A internet é uma ferramenta poderosa que conecta pessoas e informações em todo o mundo, mas nem todos têm acesso a ela de maneira igualitária. Nesta aula, vamos explorar como a internet pode ser um mundo desigual e como isso afeta a configuração do território brasileiro. Para ilustrar o tema, podemos citar exemplos como a falta de acesso à internet em áreas rurais ou em comunidades carentes, a diferença de velocidade de conexão entre regiões e os impactos disso na economia e no desenvolvimento social.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema, os objetivos da aula e faça uma breve revisão sobre o que os alunos já sabem a respeito. Em seguida, faça uma discussão sobre como a internet pode ser desigual e quais são as consequências disso.

  2. Etapa 2 - Preparação do mapa conceitual

    Em grupos de 4 a 5 pessoas, os alunos deverão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo irá pesquisar o tema e seus subtópicos, que são: internet e a desigualdade de acesso, impacto das novas tecnologias digitais sobre a vida das pessoas, a segregação socioespacial a partir do acesso às tecnologias de informação e comunicação, o acesso à internet no mundo e no Brasil, os avanços da tecnologia móvel no Brasil, o acesso à internet nos domicílios brasileiros.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deve pesquisar sobre o tema, utilizando fontes como livros, artigos, vídeos e sites de notícias. O objetivo é aprofundar o conhecimento e encontrar exemplos práticos que possam ser utilizados na elaboração do mapa conceitual.

  5. Etapa 5 - Mapa conceitual

    Com base nas pesquisas realizadas, os alunos deverão completar o mapa conceitual, incluindo as ideias principais e suas sub-ideias.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos deverão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias principais e suas sub-ideias.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Após as apresentações, o professor conduzirá uma discussão sobre o tema, utilizando os mapas conceituais como base. Os alunos poderão fazer perguntas, comentários e compartilhar suas opiniões sobre as ideias apresentadas.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula, destacando os principais pontos abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a influência das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e organização de informações.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese.

Critérios de avaliação

  • Clareza e organização do mapa conceitual.
  • Profundidade e relevância das ideias apresentadas no mapa conceitual.
  • Participação e colaboração durante a pesquisa em grupo e a discussão em sala de aula.
  • Capacidade de análise crítica e apresentação de argumentos consistentes.
  • Utilização adequada das fontes de pesquisa.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo.
  • Orientar a pesquisa e a elaboração do mapa conceitual.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
  • Conduzir a discussão em grupo de forma produtiva e respeitosa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas na pesquisa em grupo e na elaboração do mapa conceitual.
  • Apresentar suas ideias de forma clara e organizada no mapa conceitual e durante a discussão em grupo.
  • Fazer perguntas e comentários relevantes durante a aula.
  • Utilizar as fontes de pesquisa de forma adequada e ética.