Aula sobre Interpretacao De Plantas Baixas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A interpretação de plantas baixas é uma habilidade importante para a compreensão de projetos arquitetônicos e de engenharia. É uma habilidade que pode ser aplicada em diversas situações do cotidiano, como na hora de comprar ou alugar uma casa, na hora de planejar uma reforma ou até mesmo na hora de montar um móvel. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da interpretação de plantas baixas. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas para a realização da atividade.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça um modelo de mapa conceitual e oriente os alunos na criação do seu próprio mapa.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada dupla irá pesquisar sobre um dos subtópicos do mapa conceitual. O professor irá fornecer materiais de pesquisa, como livros, revistas e sites especializados em arquitetura e engenharia.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada dupla irá apresentar o seu subtópico para a turma, utilizando a planta baixa de uma residência simples como exemplo prático. Os alunos deverão descrever a planta baixa, identificar os cômodos e suas funções, e fazer observações sobre a disposição dos móveis e a circulação de pessoas no ambiente.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre as plantas baixas apresentadas. Medie a discussão e incentive a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Desenho da planta baixa

    Cada dupla irá desenhar a planta baixa de uma residência simples, utilizando as informações aprendidas durante a pesquisa e as apresentações. Forneça papel quadriculado e lápis de cor para a realização da atividade.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos desenhos

    Cada dupla irá apresentar o seu desenho para a turma, explicando as escolhas feitas durante o processo de desenho e as informações contidas na planta baixa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretação de plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações em diferentes fontes.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe e de comunicação oral.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação dos desenhos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de interpretar e descrever plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação ativa dos alunos durante as apresentações e discussões em grupo.
  • Qualidade do desenho da planta baixa criado pelos alunos.
  • Capacidade de comunicação oral e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Fornecer materiais de pesquisa e orientar os alunos na busca por informações.
  • Mediar as discussões em grupo e incentivar a participação de todos.
  • Fornecer papel quadriculado e lápis de cor para a realização do desenho da planta baixa.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa conceitual com a ideia central e 8 sub-ideias.
  • Realizar a pesquisa sobre o subtópico atribuído.
  • Apresentar o subtópico para a turma, utilizando a planta baixa de uma residência simples como exemplo prático.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Desenhar a planta baixa de uma residência simples, utilizando as informações aprendidas durante a pesquisa e as apresentações.