Aula sobre Interpretacao De Plantas Baixas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A interpretação de plantas baixas é uma habilidade importante para a compreensão de projetos arquitetônicos e de construção. É uma habilidade que pode ser aplicada em diversas áreas, como na decoração de interiores, na elaboração de projetos de paisagismo e até mesmo na criação de jogos de videogame. Nesta aula, os alunos aprenderão a interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com uma roda de conversa para saber o que os alunos já sabem sobre plantas baixas e como elas são utilizadas. Em seguida, apresente exemplos de plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Explique os conceitos básicos de plantas baixas, como escala, legenda, simbologia e orientação. Em seguida, os alunos farão uma atividade em grupo para identificar esses elementos em uma planta baixa simples.

  3. Etapa 3 - Descrição de plantas baixas

    Os alunos receberão uma planta baixa simples de uma residência e deverão descrevê-la utilizando os conceitos aprendidos na etapa anterior. Em seguida, os alunos farão uma atividade em grupo para identificar os cômodos e as áreas da residência.

  4. Etapa 4 - Desenho de plantas baixas

    Os alunos receberão uma vista aérea de um terreno e deverão desenhar uma planta baixa simples da residência que será construída nesse terreno. Os alunos deverão utilizar os conceitos aprendidos nas etapas anteriores para desenhar a planta baixa.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Os alunos poderão fazer uma pesquisa sobre plantas baixas de prédios comerciais e apresentar para a turma na próxima aula.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem a explorar a interpretação de plantar baixas, inclusive, realizando a atividade de casa para a próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretação de plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de plantas baixas.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos de uma planta baixa.
  • Descrição correta dos cômodos e áreas de uma residência.
  • Desenho correto de uma planta baixa simples de uma residência.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação dos alunos na aula.
  • Orientar os alunos na realização das atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Refletir sobre o que foi aprendido na aula e como poderá ser aplicado em situações cotidianas.