Aula sobre Interpretacao De Plantas Baixas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A interpretação de plantas baixas é uma habilidade importante para a compreensão de projetos arquitetônicos e de construção. É uma habilidade que pode ser aplicada em diversas áreas, como na decoração de interiores, na elaboração de projetos de paisagismo e até mesmo na construção de maquetes. Nesta aula, os alunos aprenderão a interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que são plantas baixas e como elas são utilizadas na arquitetura e construção. Em seguida, apresente exemplos de plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.Etapa 2 - Estação 1 - Interpretação de plantas baixas
Nesta estação, os alunos receberão uma planta baixa simples de uma residência e deverão interpretá-la, identificando os cômodos, portas, janelas e escadas. Forneça dicas e orientações para ajudar os alunos na interpretação.Etapa 3 - Estação 2 - Descrição de plantas baixas
Nesta estação, os alunos receberão uma planta baixa simples de uma residência e deverão descrevê-la, utilizando termos técnicos como "sala de estar", "cozinha", "banheiro", "quarto", entre outros. Forneça um glossário com os termos técnicos para ajudar os alunos na descrição.Etapa 4 - Estação 3 - Desenho de plantas baixas
Nesta estação, os alunos receberão uma vista aérea de uma residência e deverão desenhar a planta baixa correspondente. Forneça modelos de plantas baixas simples para ajudar os alunos no desenho.Etapa 5 - Socialização
Os alunos irão se reunir em um grupo para socializar as atividades realizadas em cada estação. Medie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 6 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma revisão dos conceitos aprendidos e incentivando os alunos a aplicarem a habilidade de interpretação de plantas baixas em situações cotidianas.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a atividade realizada aos alunos e peça um feedback dos alunos também.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de interpretação de plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de desenho dos alunos.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Capacidade de interpretar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.
- Precisão na descrição de plantas baixas.
- Qualidade do desenho da planta baixa correspondente à vista aérea.
Ações do professor
- Explicar o conceito de plantas baixas e sua importância na arquitetura e construção.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
- Fazer uma revisão dos conceitos aprendidos ao final da aula.
Ações do aluno
- Interpretar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.
- Descrever plantas baixas utilizando termos técnicos.
- Desenhar plantas baixas correspondentes a vistas aéreas.
- Colaborar e trabalhar em equipe.
- Aplicar a habilidade de interpretação de plantas baixas em situações cotidianas.