Aula sobre Interpretacao De Plantas Baixas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A interpretação de plantas baixas é uma habilidade importante para a compreensão de projetos arquitetônicos e de engenharia. É uma ferramenta essencial para quem deseja construir ou reformar uma casa, por exemplo. Nesta aula, os alunos aprenderão a interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando se os alunos assistiram o vídeo explicativo sobre plantas baixas enviado como tarefa de casa. Traga suas percepções sobre e apresente o tema e sua importância para a compreensão de projetos arquitetônicos e de engenharia com mais profundidade.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre as sub-ideias do mapa conceitual e como elas se relacionam com a ideia central. As sub-ideias podem trazer para o que são usadas plantas baixas, exemplos de plantas baixas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de plantas baixas simples de residências e vistas aéreas. Os alunos deverão identificar os elementos presentes nas plantas baixas e descrevê-los.

  5. Etapa 5 - Desenho de plantas baixas

    Os alunos desenharão plantas baixas simples de residências e vistas aéreas, utilizando as informações apresentadas nos exemplos práticos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos desenhos

    Os alunos apresentarão seus desenhos para a turma e explicarão os elementos presentes nas plantas baixas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância da interpretação de plantas baixas e como ela pode ser aplicada no cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretação de plantas baixas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de criação do mapa conceitual.
  • Identificação correta dos elementos presentes nas plantas baixas.
  • Qualidade do desenho das plantas baixas.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos desenhos.
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar exemplos práticos de plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
  • Avaliar os desenhos e a apresentação dos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre a importância da interpretação de plantas baixas.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Identificar corretamente os elementos presentes nas plantas baixas.
  • Desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.
  • Apresentar seus desenhos para a turma.
  • Participar e colaborar nas atividades em grupo.