Interpretação de problemas matemáticos

Essa aula de Matemática é sobre interpretação de texto associada a problemas matemáticos. Bons estudos!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Uma prova de matemática com 20 questões valia 10 pontos (cada questão valia 0,5 ponto). Qual é a nota de um estudante que errou 4 questões?

    A) 8

    B) 2

    C) 6

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    A interpretação de problemas matemáticos é uma habilidade fundamental para a vida, por permitir que os alunos resolvam situações cotidianas que envolvem dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos. Nesta aula, os alunos irão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, criando um template de Dinâmica dos 3 Qs.

    Exemplo prático:

    Imagine que um aluno precisa calcular a quantidade de água que será necessária para encher uma piscina. Ele precisa interpretar o problema, identificar as informações relevantes, fazer os cálculos e chegar à resposta correta. Essa é uma situação cotidiana que exige a habilidade de interpretação de problemas matemáticos.

    Atividade completa
  4. 4. Gamificação:

    A interpretação de problemas matemáticos é uma habilidade fundamental para a vida por permitir que os alunos resolvam situações-problema do cotidiano. Nesta aula, os alunos irão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Gamificação, criando um mapa de registro de um jogo que envolve a interpretação de problemas matemáticos.
    Atividade completa
  5. 5. Design Thinking:

    A interpretação de problemas matemáticos é uma habilidade fundamental para a vida por permitir que os alunos resolvam situações cotidianas que envolvem cálculos e raciocínio lógico. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia e, a partir dele, interpretar problemas matemáticos relacionados a temas como sustentabilidade, trânsito e consumo responsável.
    Atividade completa
  6. 6. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A interpretação de problemas matemáticos é uma habilidade fundamental para a vida por permitir que os alunos resolvam situações cotidianas que envolvem dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros. Nesta aula, os alunos irão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, criando um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

    Exemplo prático:

    Apresente um problema matemático que envolva a interpretação de dados de uma pesquisa sobre o consumo de água em uma cidade. Os alunos devem analisar os dados apresentados em tabelas e gráficos e, em seguida, resolver o problema proposto. Ao final, devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A interpretação de problemas matemáticos é uma habilidade fundamental para a vida por permitir que os alunos resolvam situações cotidianas que envolvem dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros. Nesta aula, os alunos irão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, criando um diário de bordo em grupo.

    Exemplo prático:

    Os alunos irão analisar uma tabela com dados sobre o consumo de água em uma cidade e, a partir dela, criar um problema matemático que envolva a interpretação dos dados e a resolução de uma situação-problema.

    Atividade completa
  8. 8. Rotação por estações:

    A interpretação de problemas matemáticos é uma habilidade fundamental para a vida, pois permite que os alunos resolvam situações cotidianas que envolvem dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros. Nesta aula, os alunos irão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Rotação por estações, criando um template de Dinâmica dos 3 Qs. Imagine que os alunos precisam interpretar uma tabela que apresenta a quantidade de lixo produzido por uma cidade em um mês. Eles devem analisar os dados e responder a perguntas como: Qual é a quantidade total de lixo produzido? Qual é a média diária de lixo produzido? Qual é o dia em que mais lixo foi produzido? Qual é o dia em que menos lixo foi produzido? Com base nessas informações, os alunos podem elaborar um texto que sintetize as conclusões sobre a produção de lixo na cidade.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: