Aula sobre Interpretacao De Texto Em Problemas Matematicos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A interpretação de problemas matemáticos é uma habilidade fundamental para a vida por permitir que os alunos resolvam situações cotidianas que envolvem dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros. Nesta aula, os alunos irão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, criando um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

Exemplo prático:

Apresente um problema matemático que envolva a interpretação de dados de uma pesquisa sobre o consumo de água em uma cidade. Os alunos devem analisar os dados apresentados em tabelas e gráficos e, em seguida, resolver o problema proposto. Ao final, devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.


  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente o problema matemático e os dados da pesquisa sobre o consumo de água em uma cidade.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre o problema e os dados apresentados, buscando entender o contexto e identificar as informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Resolução do problema

    Os alunos devem resolver o problema proposto, utilizando as informações da pesquisa e aplicando os conceitos matemáticos necessários.

  4. Etapa 4 - Apresentação das soluções

    Os grupos devem apresentar suas soluções para o problema e discutir as diferentes abordagens utilizadas.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Avaliação da atividade

    Os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilham suas avaliações com o grupo.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a atividade, destacando os pontos positivos e as oportunidades de melhoria identificadas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretação de problemas matemáticos;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Promover a reflexão crítica sobre a própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de interpretação dos dados apresentados na pesquisa;
  • Habilidade de aplicação dos conceitos matemáticos necessários para a resolução do problema;
  • Participação ativa na discussão em grupo e na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o problema matemático e os dados da pesquisa;
  • Orientar a discussão em grupo e a resolução do problema;
  • Conduzir a reflexão final sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre o problema e os dados apresentados;
  • Resolver o problema proposto, aplicando os conceitos matemáticos necessários;
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs e avaliar a atividade utilizando essa ferramenta.