Aula sobre Interpretacao De Texto Em Problemas Matematicos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A interpretação de problemas matemáticos é uma habilidade fundamental para a vida por permitir que os alunos resolvam situações cotidianas que envolvem dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros. Nesta aula, os alunos irão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, criando um diário de bordo em grupo.

Exemplo prático:

Os alunos irão analisar uma tabela com dados sobre o consumo de água em uma cidade e, a partir dela, criar um problema matemático que envolva a interpretação dos dados e a resolução de uma situação-problema.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Apresente o tema da aula e os objetivos a serem alcançados pelos alunos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e criação do diário de bordo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e criar um diário de bordo com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  3. Etapa 3 - Análise da tabela e criação do problema matemático

    Os alunos devem analisar a tabela com os dados sobre o consumo de água na cidade e criar um problema matemático que envolva a interpretação dos dados e a resolução de uma situação-problema.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os alunos devem gerar alternativas para a resolução do problema matemático criado.

  5. Etapa 5 - Escolha da solução

    Os alunos devem escolher a melhor solução para o problema matemático criado.

  6. Etapa 6 - Resolução do problema matemático

    Os alunos devem resolver o problema matemático criado.

  7. Etapa 7 - Apresentação do diário de bordo

    Os grupos devem apresentar o diário de bordo com o problema matemático criado, as alternativas geradas, a solução escolhida e a resolução do problema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretação de problemas matemáticos;
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo;
  • Incentivar a escrita e síntese de conclusões;
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral;

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em grupo;
  • Criatividade na criação do problema matemático;
  • Habilidade de interpretação dos dados apresentados;
  • Criatividade na geração de alternativas;
  • Habilidade de comunicação oral.

Ações do professor

  • Apresentar tema, objetivos e metodologia da aula.
  • Apresentar dados sobre consumo de água.
  • Dividir alunos em grupos e explicar criação do diário de bordo.
  • Estimular criatividade na geração de problemas matemáticos.
  • Auxiliar alunos na resolução e apresentação dos projetos.

Ações do aluno

  • Escutar apresentação do professor.
  • Analisar dados sobre consumo de água.
  • Criar diário de bordo com campos específicos.
  • Gerar problema matemático e alternativas.
  • Resolver problema e apresentar projeto no diário de bordo.