Aula sobre Interpretacao De Texto Em Problemas Matematicos
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A interpretação de problemas matemáticos é uma habilidade fundamental para a vida por permitir que os alunos resolvam situações cotidianas que envolvem cálculos e raciocínio lógico. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia e, a partir dele, interpretar problemas matemáticos relacionados a temas como sustentabilidade, trânsito e consumo responsável.
Etapa 1 - Sensibilização
Apresente aos alunos a metodologia Design Thinking e explicar como ela pode ser aplicada na interpretação de problemas matemáticos. Em seguida, proponha uma atividade de aquecimento para os alunos poderem se familiarizar com a metodologia.Etapa 2 - Mapa de Empatia
Os alunos devem criar um mapa de empatia, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos entendam as necessidades e desejos das pessoas envolvidas em um determinado contexto.Etapa 3 - Identificação de Problemas
A partir do mapa de empatia, os alunos devem identificar problemas relacionados aos temas de sustentabilidade, trânsito e consumo responsável. Auxilie os alunos na identificação dos problemas e na formulação de perguntas que possam ser respondidas por meio de cálculos matemáticos.Etapa 4 - Pesquisa
Os alunos devem realizar pesquisas para coletar dados que possam ajudá-los a responder as perguntas formuladas na etapa anterior. Oriente os alunos na busca por fontes confiáveis e na organização dos dados coletados.Etapa 5 - Análise de Dados
Os alunos devem analisar os dados coletados e utilizar cálculos matemáticos para responder às perguntas formuladas na etapa 3. Auxilie os alunos na interpretação dos resultados e na elaboração de conclusões.Etapa 6 - Comunicação
Os alunos devem apresentar suas conclusões para a turma, utilizando recursos analógicos como cartazes, gráficos e tabelas. Avalie a clareza e objetividade da apresentação dos alunos.Etapa 7 - Reflexão
Os alunos devem refletir sobre o processo de criação do mapa de empatia e sobre a aplicação da metodologia Design Thinking na interpretação de problemas matemáticos. Avalie a capacidade dos alunos em refletir sobre o processo e em identificar pontos positivos e negativos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de interpretação de problemas matemáticos;
- Estimular a criatividade e a inovação por meio da metodologia Design Thinking;
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.
Critérios de avaliação
- Capacidade de identificar problemas relacionados aos temas de sustentabilidade, trânsito e consumo responsável;
- Capacidade de coletar e analisar dados para responder perguntas formuladas;
- Clareza e objetividade na apresentação das conclusões.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
- Auxiliar os alunos na identificação de problemas e na formulação de perguntas;
- Orientar os alunos na busca por fontes confiáveis de dados;
- Auxiliar os alunos na interpretação dos resultados;
- Avaliar o processo de criação do mapa de empatia e a aplicação da metodologia Design Thinking.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia;
- Identificar problemas relacionados aos temas de sustentabilidade, trânsito e consumo responsável;
- Coletar e analisar dados para responder perguntas formuladas;
- Apresentar as conclusões para a turma;
- Refletir sobre o processo de criação do mapa de empatia e sobre a aplicação da metodologia Design Thinking.