Aula sobre Interpretacao De Texto Em Problemas Matematicos
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A interpretação de problemas matemáticos é uma habilidade fundamental para a vida por permitir que os alunos resolvam situações-problema do cotidiano. Nesta aula, os alunos irão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Gamificação, criando um mapa de registro de um jogo que envolve a interpretação de problemas matemáticos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explicar a importância da interpretação de problemas matemáticos para a vida.Etapa 2 - Introdução à Gamificação
Explique o que é a metodologia ativa Gamificação e como ela pode ser utilizada para tornar a aula mais envolvente e didática.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Os alunos devem criar um mapa de registro para um jogo que envolve a interpretação de problemas matemáticos. O mapa deve conter os seguintes campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo
Os alunos devem desenvolver o jogo com base no mapa de registro criado na etapa anterior. Eles devem criar problemas matemáticos que envolvam situações do cotidiano e que possam ser resolvidos por meio da interpretação de dados.Etapa 5 - Teste do jogo
Os alunos devem testar o jogo criado pelos colegas e dar feedbacks sobre a jogabilidade e a dificuldade dos problemas matemáticos.Etapa 6 - Síntese das conclusões
Os alunos devem sintetizar as conclusões a partir dos problemas matemáticos apresentados no jogo e escrever um texto explicando como a interpretação de dados pode ser útil para a vida.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os alunos com base nos critérios de avaliação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de interpretação de problemas matemáticos;
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
- Desenvolver a habilidade de síntese e escrita.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo;
- Clareza e objetividade na apresentação dos problemas matemáticos;
- Qualidade do texto de síntese.
Ações do professor
- Explicar o tema da aula;
- Apresentar a metodologia ativa Gamificação;
- Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Criar um mapa de registro para o jogo;
- Desenvolver o jogo com base no mapa de registro;
- Testar o jogo criado pelos colegas e dar feedbacks.