Aula sobre Interpretacao De Texto Em Problemas Matematicos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A interpretação de problemas matemáticos é uma habilidade fundamental para a vida, pois permite que os alunos resolvam situações cotidianas que envolvem dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros. Nesta aula, os alunos irão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Rotação por estações, criando um template de Dinâmica dos 3 Qs. Imagine que os alunos precisam interpretar uma tabela que apresenta a quantidade de lixo produzido por uma cidade em um mês. Eles devem analisar os dados e responder a perguntas como: Qual é a quantidade total de lixo produzido? Qual é a média diária de lixo produzido? Qual é o dia em que mais lixo foi produzido? Qual é o dia em que menos lixo foi produzido? Com base nessas informações, os alunos podem elaborar um texto que sintetize as conclusões sobre a produção de lixo na cidade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia Rotação por estações. Apresente o objetivo da atividade e os critérios de avaliação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Leitura e interpretação de problemas matemáticos

    Os alunos devem receber uma folha com problemas matemáticos para ler e interpretar. Eles devem responder às perguntas e registrar suas respostas no template de Dinâmica dos 3 Qs.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Resolução de problemas matemáticos

    Os alunos devem receber uma folha com problemas matemáticos para resolver. Eles devem registrar suas respostas no template de Dinâmica dos 3 Qs.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Elaboração de texto

    Os alunos devem receber uma tabela com dados sobre um tema específico (por exemplo, produção de lixo em uma cidade). Eles devem analisar os dados e elaborar um texto que sintetize as conclusões sobre o tema. O texto deve ser registrado no template de Dinâmica dos 3 Qs.

  5. Etapa 5 - Socialização dos resultados

    Os alunos devem se reunir em grupos para socializar os resultados da atividade. Cada grupo deve apresentar suas conclusões. Faça uma síntese das principais ideias.

  6. Etapa 6 - Avaliação individual

    Os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com suas avaliações individuais sobre a atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos trabalhados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Apresentar a metodologia Rotação por estações;
  • Apresentar o objetivo da atividade e os critérios de avaliação;
  • Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação de problemas matemáticos;
  • Desenvolver a habilidade de autoavaliação;
  • Reforçar os principais pontos trabalhados na aula.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos problemas matemáticos;
  • Registro correto das informações no template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Resolução correta dos problemas matemáticos;
  • Análise correta dos dados e participação ativa na socialização dos resultados;
  • Compreensão das principais ideias apresentadas pelos outros grupos e participação ativa no encerramento.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Rotação por estações;
  • Apresentar o objetivo da atividade e os critérios de avaliação;
  • Distribuir a folha com os problemas matemáticos;
  • Orientar os alunos na leitura e interpretação dos problemas;
  • Analisar o registro das informações no template de Dinâmica dos 3 Qs;

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula;
  • Compreender o objetivo da atividade e os critérios de avaliação;
  • Ler, interpretar e resolver os problemas matemáticos;
  • Analisar os dados e elaborar o texto;
  • Preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs e participar ativamente da socialização dos resultados.