Aula sobre Interpretacao De Texto Em Problemas Matematicos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A interpretação de problemas matemáticos é uma habilidade fundamental para a vida, por permitir que os alunos resolvam situações cotidianas que envolvem dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos. Nesta aula, os alunos irão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, criando um template de Dinâmica dos 3 Qs.
Exemplo prático:
Imagine que um aluno precisa calcular a quantidade de água que será necessária para encher uma piscina. Ele precisa interpretar o problema, identificar as informações relevantes, fazer os cálculos e chegar à resposta correta. Essa é uma situação cotidiana que exige a habilidade de interpretação de problemas matemáticos.
Etapa 1 - Pré-aula
Envie aos alunos um vídeo explicativo sobre interpretação de problemas matemáticos e a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Os alunos devem assistir ao vídeo e preparar-se para a aula.Etapa 2 - Introdução
Inicie a aula com uma roda de conversa sobre a importância da interpretação de problemas matemáticos e como essa habilidade pode ser aplicada no cotidiano.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Essa ferramenta será utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 4 - Exercícios em grupo
Os alunos devem ser divididos em grupos e receber um conjunto de problemas matemáticos para interpretar e resolver. Cada grupo deve utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.Etapa 5 - Discussão em grupo
Cada grupo deve apresentar os problemas matemáticos resolvidos e discutir as soluções encontradas. Medie a discussão e incentive a participação de todos os alunos.Etapa 6 - Avaliação
Avalie os alunos com base nos critérios definidos previamente. Os alunos também devem avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula com uma reflexão sobre a importância da interpretação de problemas matemáticos e como essa habilidade pode ser aplicada no cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de interpretação de problemas matemáticos;
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula;
- Incentivar a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Capacidade de interpretar e resolver problemas matemáticos;
- Participação ativa na aula;
- Colaboração e trabalho em grupo.
Ações do professor
- Enviar um vídeo explicativo sobre interpretação de problemas matemáticos e a metodologia ativa Sala de Aula Invertida;
- Mediar a discussão em grupo;
- Avaliar os alunos com base nos critérios definidos previamente.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo e preparar-se para a aula;
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs;
- Resolver os problemas matemáticos em grupo e avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.