Aula sobre Interpretacao De Texto Em Problemas Matematicos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A interpretação de problemas matemáticos é uma habilidade fundamental para a vida, por permitir que os alunos resolvam situações cotidianas que envolvem dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos. Nesta aula, os alunos irão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, criando um template de Dinâmica dos 3 Qs.

Exemplo prático:

Imagine que um aluno precisa calcular a quantidade de água que será necessária para encher uma piscina. Ele precisa interpretar o problema, identificar as informações relevantes, fazer os cálculos e chegar à resposta correta. Essa é uma situação cotidiana que exige a habilidade de interpretação de problemas matemáticos.


  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Envie aos alunos um vídeo explicativo sobre interpretação de problemas matemáticos e a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Os alunos devem assistir ao vídeo e preparar-se para a aula.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula com uma roda de conversa sobre a importância da interpretação de problemas matemáticos e como essa habilidade pode ser aplicada no cotidiano.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Essa ferramenta será utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  4. Etapa 4 - Exercícios em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e receber um conjunto de problemas matemáticos para interpretar e resolver. Cada grupo deve utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve apresentar os problemas matemáticos resolvidos e discutir as soluções encontradas. Medie a discussão e incentive a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos critérios definidos previamente. Os alunos também devem avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula com uma reflexão sobre a importância da interpretação de problemas matemáticos e como essa habilidade pode ser aplicada no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretação de problemas matemáticos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula;
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de interpretar e resolver problemas matemáticos;
  • Participação ativa na aula;
  • Colaboração e trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Enviar um vídeo explicativo sobre interpretação de problemas matemáticos e a metodologia ativa Sala de Aula Invertida;
  • Mediar a discussão em grupo;
  • Avaliar os alunos com base nos critérios definidos previamente.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo e preparar-se para a aula;
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Resolver os problemas matemáticos em grupo e avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.