Aula sobre Interpretacao De Texto Envolvendo Porcentagens

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A interpretação de textos envolvendo porcentagens é uma habilidade importante para a vida cotidiana dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em compras, descontos, juros, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos desenvolvam essa habilidade de resolver problemas que envolvam porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da interpretação de textos envolvendo porcentagens no cotidiano dos estudantes. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão entender o problema proposto, que envolve porcentagens, e irão identificar as informações relevantes para a resolução do problema. Auxilie os alunos na identificação dessas informações.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão esboçar possíveis soluções para o problema, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora. Acompanhe os alunos na escolha das melhores estratégias.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão decidir qual a melhor solução para o problema, levando em consideração as estratégias utilizadas e as informações relevantes. Apoie os alunos na tomada de decisão e tire suas dúvidas.

  5. Etapa 5 - Prototipar e Testar

    Os alunos irão prototipar e testar a solução escolhida, verificando se ela é eficiente e se atende às necessidades do problema proposto. Apoie os alunos na prototipação e no teste da solução.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Os alunos irão apresentar os resultados obtidos na resolução do problema, explicando as estratégias utilizadas e as informações relevantes. Avalie a apresentação dos alunos e dê feedbacks.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Promova uma reflexão coletiva sobre a importância da interpretação de textos envolvendo porcentagens no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe e de comunicação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação das informações relevantes para a resolução do problema.
  • Escolha das melhores estratégias para a resolução do problema.
  • Eficiência da solução escolhida.
  • Apresentação clara e objetiva dos resultados.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da interpretação de textos envolvendo porcentagens.
  • Auxiliar os alunos na identificação das informações relevantes para a resolução do problema.
  • Auxiliar os alunos na escolha das melhores estratégias para a resolução do problema.
  • Avaliar a apresentação dos alunos e dar feedbacks.
  • Estimular a reflexão sobre a importância da interpretação de textos envolvendo porcentagens no cotidiano.

Ações do aluno

  • Identificar as informações relevantes para a resolução do problema.
  • Escolher as melhores estratégias para a resolução do problema.
  • Prototipar e testar a solução escolhida.
  • Apresentar os resultados obtidos de forma clara e objetiva.
  • Refletir sobre a importância da interpretação de textos envolvendo porcentagens no cotidiano.