Aula sobre Interpretacao De Texto Envolvendo Porcentagens
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A interpretação de textos envolvendo porcentagens é uma habilidade importante para a vida cotidiana dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em compras, descontos, juros, entre outros. Nesta aula, os alunos irão desenvolver essa habilidade por meio da criação de um mapa de empatia para entender as necessidades e desafios de pessoas que lidam com porcentagens em seu dia a dia. Com isso, eles poderão aplicar o conhecimento adquirido de forma mais significativa e prática.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância da interpretação de textos envolvendo porcentagens no cotidiano. Compartilhe exemplos de situações cotidianas em que porcentagens são utilizadas. Aproveite este momento e peça aos alunos para compartilharem o que sabem sobre o tema, de maneira que possa diagnosticar o nível de conhecimento da turma.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza porcentagens em sua rotina (tal como um vendedor que precisa lançar uma campanha de descontos na loja em que trabalha) e preencher cada campo com informações relevantes.Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia
Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as necessidades e desafios das pessoas que lidam com porcentagens.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as informações apresentadas nos mapas de empatia e como elas se relacionam com o tema da aula.Etapa 5 - Exemplos práticos
Compartilhe exemplos práticos de interpretação de textos envolvendo porcentagens, como descontos em compras, juros em empréstimos, entre outros. Os alunos irão resolver os exemplos em grupo, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora.Etapa 6 - Socialização
Os grupos irão compartilhar as estratégias utilizadas para resolver os exemplos práticos e como elas podem ser aplicadas em outras situações.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando a importância da interpretação de textos envolvendo porcentagens e como ela pode ser aplicada no cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia ativa Design Thinking.
- Promover a aplicação prática do conhecimento adquirido em situações cotidianas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
- Resolução correta dos exemplos práticos apresentados pelo professor.
- Colaboração e criatividade dos alunos durante as discussões em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar sua importância.
- Auxiliar os grupos na criação do mapa de empatia.
- Apresentar exemplos práticos e tirar dúvidas dos alunos.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante as discussões em grupo.
- Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância da interpretação de textos envolvendo porcentagens.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia sobre pessoas que lidam com porcentagens.
- Resolver os exemplos práticos apresentados pelo professor em grupo.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Colaborar com os colegas durante a criação do mapa de empatia.
- Aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas.