Aula sobre Interpretacao De Texto Envolvendo Porcentagens

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A interpretação de textos envolvendo porcentagens é uma habilidade importante para a vida cotidiana dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em compras, descontos, juros, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos desenvolvam a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que sabem sobre porcentagens. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e compartilhe exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem porcentagens, como descontos em compras, juros em empréstimos, entre outros.

  3. Etapa 3 - Teoria

    Explique a teoria sobre porcentagens, demonstrando como calcular porcentagens, acréscimos e decréscimos simples. Peça aos alunos que façam anotações e tirem suas dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Os alunos irão resolver exemplos práticos de problemas que envolvem porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora.

  5. Etapa 5 - Correção dos exercícios

    Corrija os exercícios dos alunos, identificando possíveis erros e orientando aqueles que tiveram dificuldades. Esteja disponível para tirar dúvidas e auxilie os estudantes durante a correção.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Ao final da aula, os alunos farão um check-out, registrando o que aprenderam e como se sentem em relação ao tema. O objetivo é avaliar o aprendizado dos estudantes e identificar possíveis lacunas que ainda precisam ser trabalhadas.

  7. Etapa 7 - Avaliação e fechamento

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades, levando em consideração os critérios de avaliação definidos. Procure fornecer feedbacks coletivos à turma. Ao final, faça o fechamento da aula retomando os principais conceitos sobre o assunto. Recolhas os modelos de registro de aprendizagem de cada aluno, de maneira que possa avaliar os problemas criados por eles e, assim, dar os feedbacks individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens.
  • Estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos na resolução de problemas.
  • Promover a educação financeira dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver problemas que envolvam porcentagens.
  • Utilização de estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora.
  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Preenchimento correto do modelo de registro de aprendizagem.
  • Compreensão da teoria apresentada.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem porcentagens.
  • Explicar a teoria sobre porcentagens, acréscimos e decréscimos simples.
  • Propor exemplos práticos de problemas que envolvam porcentagens.
  • Dar feedback individual para cada aluno.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Criar um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.
  • Resolver exemplos práticos de problemas que envolvam porcentagens.
  • Preencher corretamente o modelo de registro de aprendizagem.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Utilizar estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora na resolução de problemas.