Aula sobre Interpretacao De Texto Envolvendo Porcentagens
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A interpretação de textos envolvendo porcentagens é uma habilidade importante para a vida cotidiana dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em compras, descontos, juros, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos desenvolvam a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira.
Etapa 1 - Check-in
Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que sabem sobre porcentagens. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema e compartilhe exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem porcentagens, como descontos em compras, juros em empréstimos, entre outros.Etapa 3 - Teoria
Explique a teoria sobre porcentagens, demonstrando como calcular porcentagens, acréscimos e decréscimos simples. Peça aos alunos que façam anotações e tirem suas dúvidas.Etapa 4 - Exemplos práticos
Os alunos irão resolver exemplos práticos de problemas que envolvem porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora.Etapa 5 - Correção dos exercícios
Corrija os exercícios dos alunos, identificando possíveis erros e orientando aqueles que tiveram dificuldades. Esteja disponível para tirar dúvidas e auxilie os estudantes durante a correção.Etapa 6 - Check-out
Ao final da aula, os alunos farão um check-out, registrando o que aprenderam e como se sentem em relação ao tema. O objetivo é avaliar o aprendizado dos estudantes e identificar possíveis lacunas que ainda precisam ser trabalhadas.Etapa 7 - Avaliação e fechamento
Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades, levando em consideração os critérios de avaliação definidos. Procure fornecer feedbacks coletivos à turma. Ao final, faça o fechamento da aula retomando os principais conceitos sobre o assunto. Recolhas os modelos de registro de aprendizagem de cada aluno, de maneira que possa avaliar os problemas criados por eles e, assim, dar os feedbacks individuais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens.
- Estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos na resolução de problemas.
- Promover a educação financeira dos alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade de resolver problemas que envolvam porcentagens.
- Utilização de estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora.
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Preenchimento correto do modelo de registro de aprendizagem.
- Compreensão da teoria apresentada.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem porcentagens.
- Explicar a teoria sobre porcentagens, acréscimos e decréscimos simples.
- Propor exemplos práticos de problemas que envolvam porcentagens.
- Dar feedback individual para cada aluno.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Criar um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.
- Resolver exemplos práticos de problemas que envolvam porcentagens.
- Preencher corretamente o modelo de registro de aprendizagem.
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Utilizar estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora na resolução de problemas.