Aula sobre Interpretacao De Texto Envolvendo Porcentagens
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A interpretação de textos envolvendo porcentagens é uma habilidade importante para a vida cotidiana dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em compras, descontos, juros, entre outros. O objetivo é que os alunos aprendam de forma lúdica e participativa, desenvolvendo a capacidade de resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e contextualize sua importância no cotidiano dos alunos. Aproveite para compartilhar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 2 - Explicação teórica
Explique como se calcula porcentagens e como se deve interpretar problemas que envolvem esse tema.Etapa 3 - Criação do jogo
Divida os alunos em grupos para que eles possam criar as cartas do jogo, sendo 8 cartas de perguntas e 8 cartas de respostas. Além disso, os grupos precisam definir as regras do jogo, os níveis de complexidade das perguntas e as recompensas.Etapa 4 - Teste do jogo
Os grupos irão testar o jogo criado por eles mesmos, registrando o que deu certo e o que pode ser melhorado no jogo.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas durante o jogo e como elas foram superadas. Medie a discussão e estimule os alunos a compartilharem suas percepções.Etapa 6 - Resolução de problemas
Individualmente, os alunos irão resolver problemas envolvendo porcentagens, utilizando as estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora. Comente as resoluções dos alunos e trabalhe em cima das principais dúvidas que eles tiveram durante a atividade.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma revisão do conteúdo apresentado na aula e reforce a importância do estudo de porcentagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens.
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos na criação do jogo.
- Incentivar a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
- Resolução correta dos problemas envolvendo porcentagens.
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
Ações do professor
- Orientar e auxiliar os alunos na criação do jogo.
- Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos.
- Orientar e auxiliar os alunos na resolução dos problemas.
Ações do aluno
- Criar as cartas do jogo com criatividade e participação.
- Resolver corretamente os problemas envolvendo porcentagens.
- Participar ativamente da discussão em grupo.