Aula sobre Interpretacao De Texto Envolvendo Porcentagens

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A interpretação de textos envolvendo porcentagens é uma habilidade importante para a vida cotidiana dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em compras, descontos, juros, entre outros. O objetivo é que os alunos aprendam de forma lúdica e participativa, desenvolvendo a capacidade de resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize sua importância no cotidiano dos alunos. Aproveite para compartilhar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Explicação teórica

    Explique como se calcula porcentagens e como se deve interpretar problemas que envolvem esse tema.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Divida os alunos em grupos para que eles possam criar as cartas do jogo, sendo 8 cartas de perguntas e 8 cartas de respostas. Além disso, os grupos precisam definir as regras do jogo, os níveis de complexidade das perguntas e as recompensas.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Os grupos irão testar o jogo criado por eles mesmos, registrando o que deu certo e o que pode ser melhorado no jogo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas durante o jogo e como elas foram superadas. Medie a discussão e estimule os alunos a compartilharem suas percepções.

  6. Etapa 6 - Resolução de problemas

    Individualmente, os alunos irão resolver problemas envolvendo porcentagens, utilizando as estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora. Comente as resoluções dos alunos e trabalhe em cima das principais dúvidas que eles tiveram durante a atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma revisão do conteúdo apresentado na aula e reforce a importância do estudo de porcentagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na criação do jogo.
  • Incentivar a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Resolução correta dos problemas envolvendo porcentagens.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do jogo.
  • Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos.
  • Orientar e auxiliar os alunos na resolução dos problemas.

Ações do aluno

  • Criar as cartas do jogo com criatividade e participação.
  • Resolver corretamente os problemas envolvendo porcentagens.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.