Aula sobre Interpretacao De Texto Envolvendo Porcentagens

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A interpretação de textos envolvendo porcentagens é uma habilidade importante para a vida cotidiana dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em compras, descontos, juros, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos desenvolvam a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie explicando o que é porcentagem, utilizando exemplos práticos e didáticos. Peça aos alunos para compartilharem exemplos práticos de porcentagens presentes no cotidiano. Em seguida, apresente a metodologia Rotação por estações e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre interpretação de texto envolvendo porcentagem. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1 - Leitura e interpretação de textos

    Os alunos irão ler e interpretar textos que envolvem porcentagens, como propagandas, tabelas de descontos, entre outros. Em seguida, irão responder a questões sobre o texto, utilizando a porcentagem.

    Estação 2 - Cálculo mental

    Os alunos irão realizar cálculos mentais envolvendo porcentagens, como calcular 10% de um valor, 20% de desconto em uma compra, entre outros. Em seguida, irão criar situações-problema para os colegas resolverem por cálculo mental.

    Estação 3 - Uso da calculadora

    Os alunos irão utilizar a calculadora para resolver problemas que envolvem porcentagens, como calcular o valor de um produto com desconto, calcular o valor de juros em um empréstimo, entre outros. Em seguida, irão criar situações-problema, que façam uso da calculadora, para os colegas resolverem.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Os alunos irão socializar as atividades realizadas em cada estação, compartilhando as situações-problema criadas e as soluções encontradas.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, como a resolução de problemas de porcentagem selecionados por você.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Faça uma reflexão sobre a importância da interpretação de textos envolvendo porcentagens e como essa habilidade pode ser aplicada no cotidiano dos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens.
  • Utilizar a metodologia ativa Rotação por estações para promover a participação ativa dos alunos na aprendizagem.
  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos para facilitar a compreensão dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de leitura e interpretação de textos que envolvem porcentagens.
  • Habilidade de realizar cálculos mentais e utilizar a calculadora para resolver problemas que envolvem porcentagens.
  • Capacidade de criar situações-problema e solucioná-las.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da interpretação de textos envolvendo porcentagens.
  • Explicar a metodologia utilizada na aula.
  • Orientar os alunos nas atividades realizadas em cada estação.
  • Fazer uma reflexão sobre a importância da habilidade desenvolvida na aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades realizadas.

Ações do aluno

  • Ler e interpretar textos que envolvem porcentagens.
  • Realizar cálculos mentais e utilizar a calculadora para resolver problemas que envolvem porcentagens.
  • Criar situações-problema e solucioná-las.
  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Socializar as atividades realizadas em cada estação.