Aula sobre Interpretacao De Texto Envolvendo Porcentagens

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A interpretação de textos envolvendo porcentagens é uma habilidade importante para a vida cotidiana dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em compras, descontos, juros, entre outros. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Os alunos assistirão a um video sobre o tema, que será disponibilizada previamente por você. O vídeo irá apresentar exemplos práticos e exercícios para fixação do conteúdo. Peça aos alunos para fazerem suas anotações sobre o video e resolverem os exercícios.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente aos alunos a temática da aula, contextualizando a importância da interpretação de textos envolvendo porcentagens no cotidiano. Aproveite para compartilhar exemplos práticos e didáticos sobre o tema. Por fim, pergunte aos alunos sobre o video que assistiram previamente e resolva os exercícios presentes no video que geraram mais dúvidas neles.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: Que bom, Que pena, Que tal. Este modelo será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  4. Etapa 4 - Exercícios práticos

    Os alunos deverão resolver exercícios sobre porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira. Acompanhe os alunos e tire dúvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação do modelo

    Os alunos deverão preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando as atividades e apontando pontos positivos, negativos e sugestões de melhoria.

  6. Etapa 6 - Discussão coletiva

    Promova uma discussão coletiva acerca dos modelos preenchidos pelos alunos, estimulando a participação de todos no compartilhamento de ideias e sugestões.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula retomando os principais aprendizados sobre o tema, como também, destacando a importância da interpretação de textos envolvendo porcentagens no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira.
  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a própria aprendizagem e sugerir melhorias para a metodologia utilizada.

Critérios de avaliação

  • Resolução correta dos exercícios propostos.
  • Participação ativa na construção do modelo de Dinâmica dos 3 Qs e na realização da atividade pré-aula.
  • Preenchimento correto do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Sugestões de melhoria pertinentes e construtivas.
  • Participação ativa nas discussões em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar a temática da aula e contextualizar a importância da interpretação de textos envolvendo porcentagens no cotidiano.
  • Disponibilizar previamente um vídeo explicativo sobre o assunto.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar os modelos preenchidos pelos alunos e utilizar as sugestões de melhoria para aprimorar a metodologia utilizada na aula.
  • Discutir com a turma sobre a importância da interpretação de textos envolvendo porcentagens no cotidiano.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre o assunto.
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Resolver os exercícios propostos.
  • Preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente das discussões em sala de aula.