Aula sobre Interpretacao De Texto Envolvendo Porcentagens
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A interpretação de textos envolvendo porcentagens é uma habilidade importante para a vida cotidiana dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em compras, descontos, juros, entre outros. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira.
Etapa 1 - Pré-aula
Os alunos assistirão a um video sobre o tema, que será disponibilizada previamente por você. O vídeo irá apresentar exemplos práticos e exercícios para fixação do conteúdo. Peça aos alunos para fazerem suas anotações sobre o video e resolverem os exercícios.Etapa 2 - Introdução
Apresente aos alunos a temática da aula, contextualizando a importância da interpretação de textos envolvendo porcentagens no cotidiano. Aproveite para compartilhar exemplos práticos e didáticos sobre o tema. Por fim, pergunte aos alunos sobre o video que assistiram previamente e resolva os exercícios presentes no video que geraram mais dúvidas neles.Etapa 3 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: Que bom, Que pena, Que tal. Este modelo será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 4 - Exercícios práticos
Os alunos deverão resolver exercícios sobre porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira. Acompanhe os alunos e tire dúvidas.Etapa 5 - Aplicação do modelo
Os alunos deverão preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando as atividades e apontando pontos positivos, negativos e sugestões de melhoria.Etapa 6 - Discussão coletiva
Promova uma discussão coletiva acerca dos modelos preenchidos pelos alunos, estimulando a participação de todos no compartilhamento de ideias e sugestões.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula retomando os principais aprendizados sobre o tema, como também, destacando a importância da interpretação de textos envolvendo porcentagens no cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira.
- Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a própria aprendizagem e sugerir melhorias para a metodologia utilizada.
Critérios de avaliação
- Resolução correta dos exercícios propostos.
- Participação ativa na construção do modelo de Dinâmica dos 3 Qs e na realização da atividade pré-aula.
- Preenchimento correto do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Sugestões de melhoria pertinentes e construtivas.
- Participação ativa nas discussões em sala de aula.
Ações do professor
- Apresentar a temática da aula e contextualizar a importância da interpretação de textos envolvendo porcentagens no cotidiano.
- Disponibilizar previamente um vídeo explicativo sobre o assunto.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Avaliar os modelos preenchidos pelos alunos e utilizar as sugestões de melhoria para aprimorar a metodologia utilizada na aula.
- Discutir com a turma sobre a importância da interpretação de textos envolvendo porcentagens no cotidiano.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo sobre o assunto.
- Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Resolver os exercícios propostos.
- Preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar ativamente das discussões em sala de aula.