Aula sobre Interpretacao De Texto Envolvendo Problemas De Fracao
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A interpretação de texto envolvendo problemas de fração é uma habilidade fundamental para a vida dos estudantes, pois está presente em diversas situações cotidianas, como em receitas culinárias, em medidas de comprimento e em cálculos financeiros. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de utilizar a associação entre razão e fração para resolver problemas. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e contextualize a importância da interpretação de texto envolvendo problemas de fração no cotidiano dos estudantes. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a realização da atividade.Etapa 3 - Criação do diário de bordo
Os grupos irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Forneça um problema envolvendo frações para cada grupo.Etapa 4 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o problema, as alternativas geradas e a solução encontrada.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, a turma irá discutir em grupo as soluções encontradas pelos grupos e como elas podem ser aplicadas em situações cotidianas.Etapa 6 - Exercícios individuais
Os alunos irão realizar exercícios individuais para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando a importância da interpretação de texto envolvendo problemas de fração e como ela pode ser aplicada no cotidiano dos estudantes.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a associação entre razão e fração para resolver problemas.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do diário de bordo.
- Promover a discussão em grupo para aprimorar a compreensão do conteúdo.
Critérios de avaliação
- Capacidade de interpretação de texto envolvendo problemas de fração.
- Habilidade em utilizar a associação entre razão e fração para resolver problemas.
- Criatividade e colaboração na criação do diário de bordo.
- Participação na discussão em grupo.
- Desempenho nos exercícios individuais.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da interpretação de texto envolvendo problemas de fração.
- Fornecer um problema envolvendo frações para cada grupo.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do diário de bordo.
- Promover a discussão em grupo para aprimorar a compreensão do conteúdo.
- Realizar exercícios individuais para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do diário de bordo em grupo.
- Apresentar o diário de bordo para a turma, explicando o problema, as alternativas geradas e a solução encontrada.
- Participar da discussão em grupo para aprimorar a compreensão do conteúdo.
- Realizar os exercícios individuais para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula.
- Demonstrar interesse e dedicação durante toda a aula.