Aula sobre Interpretacao De Texto Envolvendo Problemas De Fracao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A interpretação de texto envolvendo problemas de fração é uma habilidade fundamental para a vida dos estudantes, pois está presente em diversas situações cotidianas, como em receitas culinárias, em medidas de comprimento e em cálculos financeiros. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de utilizar a associação entre razão e fração para resolver problemas. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a importância da interpretação de texto envolvendo problemas de fração no cotidiano dos estudantes. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a realização da atividade.

  3. Etapa 3 - Criação do diário de bordo

    Os grupos irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Forneça um problema envolvendo frações para cada grupo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o problema, as alternativas geradas e a solução encontrada.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma irá discutir em grupo as soluções encontradas pelos grupos e como elas podem ser aplicadas em situações cotidianas.

  6. Etapa 6 - Exercícios individuais

    Os alunos irão realizar exercícios individuais para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância da interpretação de texto envolvendo problemas de fração e como ela pode ser aplicada no cotidiano dos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a associação entre razão e fração para resolver problemas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do diário de bordo.
  • Promover a discussão em grupo para aprimorar a compreensão do conteúdo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de interpretação de texto envolvendo problemas de fração.
  • Habilidade em utilizar a associação entre razão e fração para resolver problemas.
  • Criatividade e colaboração na criação do diário de bordo.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Desempenho nos exercícios individuais.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da interpretação de texto envolvendo problemas de fração.
  • Fornecer um problema envolvendo frações para cada grupo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do diário de bordo.
  • Promover a discussão em grupo para aprimorar a compreensão do conteúdo.
  • Realizar exercícios individuais para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do diário de bordo em grupo.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma, explicando o problema, as alternativas geradas e a solução encontrada.
  • Participar da discussão em grupo para aprimorar a compreensão do conteúdo.
  • Realizar os exercícios individuais para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula.
  • Demonstrar interesse e dedicação durante toda a aula.